Instalação em homenagem ao Orgulho LGBTQIAP+ é alvo de ataques LGBTfóbicos em Conquista

Por - 29 de junho de 2022

Dois arcos coloridos foram colocados no Shopping Boulevard, localizado no bairro Candeias. No Instagram, a iniciativa recebeu críticas e comentários preconceituosos e discriminatórios.

No Dia do Orgulho LGBTQIAP+, celebrado nesta última terça-feira, 28, uma série de comentários LGBTfóbicos surgiram em publicações de veículos de comunicação locais no Instagram. Os blogs do Anderson e do Sena noticiaram uma ação do Shopping Boulevard, localizado no bairro Candeias, em Vitória da Conquista, realizada em homenagem ao mês da diversidade sexual e de gênero. Dois arcos coloridos, que contém as cores da bandeira LGBTQIAP+, foram instalados em frente às escadas rolantes do estabelecimento. Em uma das peças, está escrita a palavra: orgulhe-se.

Nas redes sociais dos blogs conquistenses, após a publicação de fotos dos arcos, a instalação foi duramente criticada e atacada através de comentários preconceituosos, muitos envolvendo discursos da religião cristã. “Ainda bem que Jesus está voltando e esse povo “vão” tudo queimar no fogo do inferno”, disse um usuário. “Sem nenhuma necessidade [de instalar os arcos]. Como sempre a mídia querendo tornar tudo normal e indo contra a Bíblia”, afirmou outro internauta.

Apesar da presença de alguns comentários que celebram o mês do orgulho e parabenizam o shopping pela iniciativa, prevalecem nas publicações discursos de ódio e discriminação. “Orgulho eu tenho de conseguir superar as dificuldades todos os dias […]. Enfiar isso aí em todo canto se chama apelação”, escreveu um munícipe. Outra mensagem diz: “era só o que me faltava agora, forçar o cara a achar bonito isso. Daqui uns dias a pessoa que não for gay ou simpatizante será apontada na rua como o diferente”.

Alguns usuários, inclusive, afirmaram que preferiam usar as escadas ou o elevador para chegar até a praça de alimentação do shopping do que atravessar os arcos. Em resposta às críticas e ataques LGBTfóbicos, pessoas se manifestaram defendendo a necessidade de combater o preconceito e a discriminação que, muitas vezes, também surgem de forma velada em comentários como: “tenho amigos que são gays, não tenho nada contra. Só quero deixar claro que ser gay não torna ninguém especial”.

No perfil oficial do Shopping Boulevard, no Instagram, também é possível encontrar a foto dos arcos em homenagem ao mês do orgulho, mas não há comentários LGBTfóbicos na publicação, apenas elogios e mensagens de congratulação pela iniciativa. Até o momento, o estabelecimento não se manifestou publicamente sobre a repercussão da instalação nos veículos jornalísticos locais.

LGBTfobia é crime

Desde 2019, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), atos preconceituosos contra pessoas LGBTQIAP+ são considerados crimes inafiançáveis e imprescritíveis, ou seja, que podem ser julgados a qualquer momento. As declarações LGBTfóbicas passaram a ser enquadradas no crime de racismo, previsto na Lei Nº 7.716/89, com pena que varia entre um a cinco anos de prisão.

Portanto, qualquer forma de violência e opressão à comunidade LGBTQIAP+ pode ser denunciada nas delegacias mais próximas ou por meio do Disque 100, o Disque Direitos Humanos. Também é possível buscar orientações na Defensoria Pública do Estado da Bahia, que lançou, neste mês de junho, uma cartilha com uma relação de direitos da população LGBTQIAP+.

Foto de capa: Reprodução/Instagram Shopping Boulevard.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

2 respostas para “Instalação em homenagem ao Orgulho LGBTQIAP+ é alvo de ataques LGBTfóbicos em Conquista”

  1. Cleiton disse:

    Não tem

  2. Cleiton disse:

    Qual é o interesse de motivação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.