Inscrições para curso gratuito sobre inteligência artificial e jornalismo vão até 5 de setembro
Por Maria Eduarda Leite* - 1 de setembro de 2025
Atividade acontecerá nos dias 17 e 18 de setembro, no Laboratório de Jornalismo da Uesb, ministrada pelo jornalista Moisés Costa Pinto.

Entre os dias 17 e 18 de setembro, será realizado o curso “Inteligência Artificial e Jornalismo: caminhos para um uso ético e responsável”, no Laboratório de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista. As inscrições estão abertas até 5 de setembro e podem ser feitas por meio de formulário on-line.
A atividade acontecerá das 18h30 às 21h30, voltada para jornalistas e estudantes de jornalismo interessados em aprender como utilizar a Inteligência Artificial (IA) de forma ética e responsável no campo jornalístico. O curso é gratuito e tem carga horária de seis horas.
As aulas serão ministradas pelo jornalista Moisés Costa Pinto, professor substituto da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA) e docente da Unijorge nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Cinema. O objetivo é oferecer uma formação teórica e exercícios práticos com ferramentas de IA generativa, voltados para investigação, verificação e produção de notícias.
As vagas são limitadas, sendo 25 para jornalistas e 5 para estudantes de graduação em jornalismo. Após a inscrição, a organização entrará em contato para confirmar a participação.
A iniciativa integra as ações de extensão da Uesb, contemplada pelo Edital 017/2025, sob coordenação do professor Adalton Fonseca, do curso de Jornalismo da instituição.
*Maria Eduarda Leite é estudante do 8º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e estagiária do Conquista Repórter.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.