Festival debate comunicação, cultura e jornalismo com foco na diversidade
Por Karina Costa - 19 de agosto de 2022
O 'Fala!' acontece presencialmente em Salvador, de 25 a 27 de agosto, com transmissão ao vivo pelo Youtube. A entrada é gratuita.
Em sua terceira edição, o ‘Fala! – Festival de Comunicação, Cultura e Jornalismo de Causas‘ acontece entre os dias 25 e 27 de agosto, no Teatro Gregório de Mattos, em Salvador. Neste ano, o evento discute o papel dos meios de comunicação e como eles podem servir de apoio para uma sociedade mais democrática e diversa, rompendo com os padrões do jornalismo tradicional. A programação conta com palestras, debates e oficinas sobre temas como direito à comunicação, pluralidade e representatividade.
As ações do festival serão realizadas de forma gratuita, com transmissão ao vivo através do Youtube. Segundo a organização, essa edição permeia assuntos “relacionados ao papel dos meios de comunicação na democracia, direitos humanos, movimentos sociais, cultura, combate ao silenciamento, jornalismo posicionado e novas formas de ver o mundo”. Os ingressos podem ser obtidos na plataforma Sympla.
Na próxima quinta-feira, 25, a mesa de abertura começa às 19h30, com discussões sobre como os ideais de uma sociedade igualitária e verdadeiramente democrática podem impulsionar uma agenda política de oposição ao avanço do autoritarismo, do preconceito e da violência. Entre os palestrantes estão pesquisadores em comunicação, jornalistas, professores, comunicadores e ativistas culturais.
O segundo dia do festival começa com um painel intitulado ‘Entre redes e ruas: que democracia é essa?’, mediado por Rosane Borges, doutora em ciência da comunicação pela Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Participam do debate Michel Silva, cofundador do jornal ‘Fala Roça’; Midiã Noelle, jornalista e mestra em cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); e Célia Tupinambá, líder indígena, professora, intelectual e artista da aldeia Serra do Padeiro.
No sábado, 27, a programação segue com a cofundadora do portal ‘Nós, Mulheres da Periferia’, Semayat Oliveira, apresentando a mesa ‘Novas formas de ver e contar o mundo’. O evento se encerra com um diálogo sobre a comunicação posicionada que dialoga com a arte e a cultura. Estarão presentes representantes dos veículos de comunicação Marco Zero Conteúdo, Ponte Jornalismo e 1 Papo Reto.
Durante os dias de festival, também serão realizadas oficinas presenciais, que acontecerão no Espaço Cultural Boca de Brasa, a fim de desenvolver atividades práticas sobre arte, cultura, pesquisa e comunicação. Aline Midlej, jornalista da Globo News, Daiene Mendes, do Repórter Sem Fronteiras, e Charô Nunes, da organização Blogueiras Negras, serão algumas das ministrantes.
Confira a programação completa aqui.
Foto de capa: Daniel Arroyo / Reprodução @festivalfala.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.