Artigo | Lutemos pela memória e reforma imediata do Teatro Carlos Jehovah
Por Dirlei Bonfim - 17 de julho de 2024
Não é possível que continuemos com tanto descaso, desprezo e desrespeito a esse e outos importantes espaços culturais de Vitória da Conquista.
O Teatro Carlos Jehovah não é apenas um equipamento ou um simples espaço cultural. Quando falamos sobre ele, estamos falando também sobre a história de um nome gigante da cultura de Vitória da Conquista. Estamos lembrando de um escritor, teatrólogo, poeta e educador: o mestre Carlos Jehovah.
Tive o prazer de conhecê-lo e, ao mesmo tempo, participar com ele de várias jornadas artístico-culturais em Vitória da Conquista, pois, além de uma figura ligada às artes e à cultura, estamos a falar de uma pessoa muito sensível e carismática, que diante de todas as adversidades, juntamente com outros amigos artistas e companheiros, sempre tratou a cultura da nossa cidade com dignidade e respeito.
Portanto, nós artistas independentes, escritores, atores, poetas, artistas plásticos, fotógrafos, cieneastas, roteiristas, compositores, intérpretes, cantadores, dançarinos, produtores culturais, professores, historiadores, memorialistas, enfim, todos os membros da comunidade artística e cultural de Vitória da Conquista, temos URGÊNCIA no resgate do Teatro Carlos Jehovah.
Exigimos respeito à memória do nosso confrade da Academia Conquistense de Letras e membro da Casa da Cultura. Que viva e reviva sempre entre nós o poeta Carlos Jehovah. Que resgatemos imediatamente o espaço cultural com o seu nome, em respeito também às artes e à história cultural da nossa cidade.
Não é possível que continuemos com tanto descaso, tanto desprezo, e desrespeito a esse espaço, bem como a outros tantos equipamentos culturais de Vitória da Conquista. Não há quaisquer justificativas para que esses locais sejam completamente abandonados, vilipendiados, depreciados, sob qualquer alegação, motivo, ou desculpa que seja.
Temos de ter a grandeza, o respeito, a dignidade e a coragem para apontar e mostrar a toda a comunidade como estão sendo tratados os nossos bens e patrimônios, bem como as artes e a cultura em geral do nosso Município.
MAC – Movimento Artístico e Cultural de Vitória da Conquista.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.