Ajor realiza edição regional de festival que discute o jornalismo inovador, inspirador e independente
Por Ajor - 31 de outubro de 2022
Festiva 3i Nordeste acontece no dia 19 de novembro, em Recife (PE). Inscrições podem ser feitas de forma on-line pela plataforma Sympla.
Estão abertas as inscrições para o Festival 3i Nordeste, promovido pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor). O evento acontece no próximo dia 19 de novembro, no campus da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), localizado no bairro Boa Vista, região central do Recife (PE). Os ingressos já estão à venda pelo Sympla.
Esta será a 4ª edição regional do 3i e representa um marco para a Ajor: é a primeira vez que um evento presencial é organizado pela entidade, fundada em maio de 2021. No primeiro semestre deste ano, a Associação realizou o 3i nacional, com uma programação 100% online e gratuita. Em 2018, o Festival já havia passado por Recife, bem como em Belo Horizonte e Porto Alegre, também em encontros locais. As outras edições nacionais foram realizadas no Rio de Janeiro, em 2017 e 2019.
“Estamos muito felizes em poder realizar este espaço de networking e aprendizado entre nossas associadas, estudantes e jornalistas. Esperamos que o 3i ajude a inspirar uma nova geração de empreendedores da área no Nordeste e mostre caminhos para a sustentabilidade daqueles que já são parte do ecossistema de mídia da região”, afirmou Maia Fortes, secretária executiva da Associação.
A realização do evento faz parte do esforço da organização em expandir sua atuação e o número de associadas fora do eixo Rio-São Paulo, assim como descentralizar a discussão sobre inovação do jornalismo e atrair o olhar de financiadores para outros estados. O evento conta com o apoio da Ford Foundation.
Programação
Com uma programação que ocorre ao longo de todo o sábado, 19 de novembro, das 9h às 19h (horário de Brasília), o Festival 3i NE terá quatro mesas, que abordarão a descentralização dos investimentos no jornalismo digital, o empreendedorismo no setor, a inovação na distribuição de conteúdos e estratégias para a produção de podcasts.
Além dessas mesas, esta edição estreia um novo formato, que aproveita o espaço acolhedor da universidade, o “Conversas no Jardim”: momentos de encontro entre as sessões, voltados para a discussão sobre temas específicos e para a troca de experiências entre convidados especiais e participantes. O Festival será encerrado em um Happy Hour com uma apresentação artística.
Assim como a edição nacional do evento, que aconteceu em março deste ano, a programação do 3i NE foi construída com o apoio de um Grupo de Trabalho formado por organizações associadas à Ajor do Nordeste: Agência Tatu (AL), Agência Saiba Mais (RN), Eco Nordeste (CE), A Nossa Pegada (PE), Eficientes (PE), Info São Francisco (SE), Marco Zero Conteúdo (PE), Meus Sertões (BA), O Grito! (PE), Paraíba Feminina (PB), Piauí Negócios (PI), Revista Afirmativa (BA), Conquista Repórter (BA) e O Pedreirense (MA).
“Em todas as atividades desenvolvidas pela Ajor, a diversidade será sempre um dos principais focos, sobretudo a regional. Sabemos o quanto o jornalismo digital no Nordeste tem mostrado ainda mais sua força e relevância para contribuir com a democracia e, até mesmo, quebrar estigmas e preconceitos, por isso, vemos como relevante socializar o debate sobre o futuro do jornalismo para todos o Brasil”, afirma a coordenadora de projetos da Ajor, Géssika Costa. Serão oferecidos certificados de participação a todos os inscritos na versão presencial do evento.
Foto de capa: Divulgação
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.