Ajor realiza edição regional de festival que discute o jornalismo inovador, inspirador e independente 

Por - 31 de outubro de 2022

Festiva 3i Nordeste acontece no dia 19 de novembro, em Recife (PE). Inscrições podem ser feitas de forma on-line pela plataforma Sympla.

Estão abertas as inscrições para o Festival 3i Nordeste, promovido pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor). O evento acontece no próximo dia 19 de novembro, no campus da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), localizado no bairro Boa Vista, região central do Recife (PE). Os ingressos já estão à venda pelo Sympla. 

Esta será a 4ª edição regional do 3i e representa um marco para a Ajor: é a primeira vez que um evento presencial é organizado pela entidade, fundada em maio de 2021. No primeiro semestre deste ano, a Associação realizou o 3i nacional, com uma programação 100% online e gratuita. Em 2018, o Festival já havia passado por Recife, bem como em Belo Horizonte e Porto Alegre, também em encontros locais. As outras edições nacionais foram realizadas no Rio de Janeiro, em 2017 e 2019.

“Estamos muito felizes em poder realizar este espaço de networking e aprendizado entre nossas associadas, estudantes e jornalistas. Esperamos que o 3i ajude a inspirar uma nova geração de empreendedores da área no Nordeste e mostre caminhos para a sustentabilidade daqueles que já são parte do ecossistema de mídia da região”, afirmou Maia Fortes, secretária executiva da Associação. 

A realização do evento faz parte do esforço da organização em expandir sua atuação e o número de associadas fora do eixo Rio-São Paulo, assim como descentralizar a discussão sobre inovação do jornalismo e atrair o olhar de financiadores para outros estados. O evento conta com o apoio da Ford Foundation.  

Imagem: Divulgação.

Programação

Com uma programação que ocorre ao longo de todo o sábado, 19 de novembro, das 9h às 19h (horário de Brasília), o Festival 3i NE terá quatro mesas, que abordarão a descentralização dos investimentos no jornalismo digital, o empreendedorismo no setor, a inovação na distribuição de conteúdos e estratégias para a produção de podcasts.  

Além dessas mesas, esta edição estreia um novo formato, que aproveita o espaço acolhedor da universidade, o “Conversas no Jardim”: momentos de encontro entre as sessões, voltados para a discussão sobre temas específicos e para a troca de experiências entre convidados especiais e participantes. O Festival será encerrado em um Happy Hour com uma apresentação artística.

Assim como a edição nacional do evento, que aconteceu em março deste ano, a programação do 3i NE foi construída com o apoio de um Grupo de Trabalho formado por organizações associadas à Ajor do Nordeste: Agência Tatu (AL),  Agência Saiba Mais (RN)Eco Nordeste (CE)A Nossa Pegada (PE)Eficientes (PE)Info São Francisco (SE)Marco Zero Conteúdo (PE)Meus Sertões (BA)O Grito! (PE)Paraíba Feminina (PB)Piauí Negócios (PI)Revista Afirmativa (BA)Conquista Repórter (BA) e O Pedreirense (MA)

“Em todas as atividades desenvolvidas pela Ajor, a diversidade será sempre um dos principais focos, sobretudo a regional. Sabemos o quanto o jornalismo digital no Nordeste tem mostrado ainda mais sua força e relevância para contribuir com a democracia e, até mesmo, quebrar estigmas e preconceitos, por isso, vemos como relevante socializar o debate sobre o futuro do jornalismo para todos o Brasil”, afirma a coordenadora de projetos da Ajor, Géssika Costa. Serão oferecidos certificados de participação a todos os inscritos na versão presencial do evento.

Foto de capa: Divulgação

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.