Filme sobre Madalena dos Santos Reinbolt é gravado este mês em Conquista
Por Maria Eduarda Leite* - 25 de setembro de 2025
Com estreia prevista para 2027, o longa é dirigido por Patrícia Moreira e explora a trajetória da artista baiana em uma narrativa baseada em suas obras.

Neste mês de setembro, a magia do cinema tomou conta de Vitória da Conquista com as gravações do longa-metragem “Cabeça Cheia de Planetas”, que narra a história da artista conquistense Madalena dos Santos Reinbolt, conhecida pelos seus quadros de lã. Com estreia prevista para 2027, o filme é dirigido pela cineasta e professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Patrícia Moreira, vencedora do Prêmio Grande Otelo de Cinema.
Entre os dias 16 e 24, a Casa Memorial Régis Pacheco, no Centro, foi o principal cenário da primeira fase gravada na cidade. Em novembro, equipe e elenco retornam para Conquista para uma segunda etapa de filmagens. Mas, antes disso, serão rodadas cenas em Salvador e na Chapada Diamantina.
Produzido pela Duá Filmes, o projeto surgiu a partir de um encontro pessoal da diretora com a história de Madalena, mulher negra nascida em 1912. “Como mulher afro-indígena, reconheço nela não só uma referência ancestral, mas também um espelho de trajetórias que, em outros tempos e contextos, foram interrompidas ou silenciadas”, conta Patrícia.
Sem registros diretos da voz de Madalena, o filme aposta em uma narrativa construída a partir da expressividade de suas obras. “O desafio foi escutar esses materiais como quem escuta uma história contada com as mãos, uma narrativa que pulsa sem precisar de palavras”, explica a diretora.
Para compor o roteiro, Patrícia realizou uma pesquisa extensa, visitando museus e consultando arquivos públicos. Documentos como certidões de casamento e de óbito ajudaram a reconstruir a linha do tempo da vida de Madalena, cujos registros são escassos. A proposta é elaborar uma narrativa conectada às marcas deixadas pela artista por meio de seus bordados e pinturas.

Antes mesmo de chegar às telas de cinema, o filme ganhou, em 2024, na 19ª edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema, o prêmio de Melhor Roteiro de Longa do Paradiso PANLAB. A premiação reconhece projetos que se destacam pela originalidade e pela potência de suas histórias.
No elenco, a atriz Shirley Cruz interpreta a personagem principal. Com uma carreira marcada por papéis de grande força dramática, ela atuou em produções como “Cidade de Deus”, dos diretores Fernando Meirelles e Kátia Lund, e “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz. Geísa Fröhlich também integra o elenco como a antagonista Isabel de Castro.
A artista por trás dos planetas
Madalena dos Santos Reinbolt era uma mulher negra e artista autodidata, nascida em Vitória da Conquista, em 1912. Reconhecida por bordados e pinturas que retratavam suas memórias do sertão baiano e vivências do cotidiano, ela só ganhou visibilidade após a morte.
A partir de 2022, os trabalhos da artista começaram a alcançar reconhecimento nacional e internacional. Sua primeira exposição individual foi realizada pelo MASP, em São Paulo, com 44 obras reunidas sob o título “Madalena Santos Reinbolt: uma cabeça cheia de planetas”. Em 2025, 42 de seus quadros de lã foram exibidos no American Folk Art Museum, em Nova York.
A história de Madalena foi tema de uma reportagem do Conquista Repórter, publicada em junho de 2025. Para conhecer mais sobre a artista baiana, acesse aqui.
*Maria Eduarda Leite é estudante do 8º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e estagiária do Conquista Repórter.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.