Vitória da Conquista terá ato pelo fim da escala 6×1 nesta sexta-feira, 15

Por - 14 de novembro de 2024

Manifestação será realizada a partir das 14h, em frente ao Shopping Conquista Sul. Na Bahia, mobilizações também foram convocadas em Salvador, Feira de Santana, Itabuna e Ilhéus.

Karina Costa

Nesta sexta-feira, 15, a população de Vitória da Conquista irá se juntar ao movimento nacional pelo fim da escala 6×1. A partir das 14h, será realizado um ato em frente ao Shopping Conquista Sul, no bairro Felícia. Convocada pelo Fórum Sindical e Popular, a manifestação ocorre na semana em que a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que busca reduzir a jornada máxima de trabalho de 44 para 36 horas recebeu o número necessário de assinaturas para ser protocolada na Câmara dos Deputados.

De acordo com o Movimento VAT (Vida Além do Trabalho), na Bahia, mobilizações também foram convocadas em Salvador, Feira de Santana, Itabuna e Ilhéus. Em todo o país, o objetivo é mostrar a indignação da classe trabalhadora frente às jornadas de trabalho exaustivas e criar pressão política para que a PEC seja aprovada. Aos menos sete capitais receberão atos pelo fim da escala 6×1.

Na Câmara dos Deputados, a primeira etapa da tramitação é a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que irá avaliar se a matéria segue os princípios da Constituição. Caso aprovada pela CCJ, será encaminhada para uma comissão especial, que pode propor alterações na proposta. Depois, a PEC fica apta a ser votada pelo plenário, onde precisa reunir, no mínimo, 308 votos favoráveis. Em seguida, o texto seguirá para o Senado, onde é necessário a aprovação de pelo menos 49 senadores.

Nas últimas semanas, o debate sobre a PEC, de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-RJ), tem ocupado as redes sociais e os noticiários. Entidades ligadas ao comércio e outros setores também vem se manifestando sobre o assunto. Em Vitória da Conquista, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) emitiu nota contrária ao fim da escala 6×1. O comunicado foi publicado em conjunto com a CDL Nacional.

Na nota, publicada no Instagram, a CDL afirma que atua pela valorização dos trabalhadores e diz ainda que a PEC trará “grande prejuízos para a estabilidade das empresas”. Nos comentários, internautas criticaram a postura. “Que postagem vergonhosa! A PEC foi o primeiro passo e os empresários já estão desesperados, só pensam em lucro”, escreveu um usuário. “É lamentável ver a CDL defendendo a escala 6×1, que impõe uma carga exaustiva e prejudica a saúde dos trabalhadores”, disse outra pessoa.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.