Programação para o 8 de Março inclui rodas de conversa, atos e evento de visibilidade trans em Conquista

Por - 7 de março de 2022

Ações serão realizadas com o intuito de celebrar o protagonismo feminino e denunciar as violências sofridas pelas mulheres.

SSUCv3H4sIAAAAAAAACnRSTW/DIAy9T9p/iDg3UsjXsv6K3XaodnDAaVAJRIR0qqr+95FQMlZ1N/z8ePazfX19SRLSwiQY2SfXJXKxkHKerAErtHIw3d1xg4qjcUgWkLMp6iwGkAurjQAZgy1Y1isY0IFqlnKBb2uSTBbsPOEUVWeuth46O9K49obmT9FiQSNdBhaPrpE/ysHnwcdJSHgpsC5FyC7CprldsQB58X9+fqAeJT77/6kHVL8i/

Nesta terça-feira, 8, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma data histórica que simboliza a luta feminista contra as opressões impostas pelo patriarcado, por melhores condições de vida e de trabalho. Em Vitória da Conquista, uma série de eventos serão realizados com o intuito de celebrar o protagonismo feminino e denunciar as violências sofridas pelas mulheres. Confira abaixo a programação em homenagem a data, oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975.

8M pela Vida das Mulheres – Bolsonaro Nunca Mais! | A partir das 8h30, haverá o tradicional ato realizado no 8 de março. Neste ano, o tema será “8M pela Vida das Mulheres – Bolsonaro Nunca Mais: Por um Brasil sem Machismo, Racismo e Fome”. A concentração acontecerá na Praça Sá Barreto, no bairro Alto Maron. Organizada pelo Fórum de Mulheres de Conquista, a manifestação tem como objetivo reivindicar os direitos das mulheres e alertar sobre as violências e desigualdades enfrentadas pelo gênero.

Contra a Violência Institucional de Gênero | No campus da Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), em Vitória da Conquista, haverá uma manifestação organizada pela Adusb (Associação dos Docentes da Uesb) em repúdio à violência institucional de gênero. O ato irá ocorrer às 15h, em frente ao módulo Antônio Luís Santos (Luisão), na terça-feira, 8. Confira a nota da associação na íntegra aqui.

Do Silenciamento às Garantias das Mulheres | Proposta pela OAB – Subseção de Conquista, a ação acontecerá às 18h, na terça-feira, 8, no auditório da sede da instituição, localizada na Rua Rotary Club, nº 103, Centro. Na ocasião será realizada uma mesa redonda sobre o tema “Do Silenciamento às Garantias das Mulheres: das “velhas” às “novas” violências”. Serão discutidos assuntos como a luta das mulheres por direitos ao longo dos anos; o papel das mulheres negras no enfrentamento do racismo institucional e estrutural; e a relação entre machismo, violência doméstica e feminicídio. O evento exige inscrição prévia.

Roda de Conversa entre Mulheres | Às 19h, na terça-feira, 8, na praça de alimentação do Shopping Boulevard, acontece um evento organizado pela Polícia Civil do Estado da Bahia, através da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). A proposta é a promoção de uma roda de conversa com troca de experiências entre mulheres. Saiba mais detalhes sobre a ação aqui.

Sessão Especial da Câmara Municipal | Na quarta-feira, 9, às 8h30, a Câmara de Vereadores de Conquista irá promover uma sessão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, será entregue o Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares, honraria concedida anualmente a mulheres que tenham prestado ou oferecem contribuição relevante à defesa dos direitos femininos e questões de gênero na cidade. A cerimônia será realizada no Plenário Carmen Lúcia, na sede do Legislativo.

Visibilidade Trans no Março Mulher | A partir de 9 de março, a Prefeitura de Conquista realiza, por meio da Coordenação de Políticas LGBT, atividades voltadas para mulheres trans e travestis no mês em que celebra-se o Dia Internacional da Mulher. A programação inclui oficinas, dia de beleza e mutirão para retificação civil. As ações acontecem até 17 de março. Confira a lista completa de atividades aqui.

Foto de capa: Reprodução/Freepik.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.