Prefeitura nega apoio a torneio esportivo para pessoas em situação de rua, diz representante de movimento social

Por - 21 de dezembro de 2021

Segundo Clodoaldo Moreira, o Executivo Municipal negou o fornecimento de troféus, medalhas e espeto de frango para a refeição durante o evento.

“Nós não estamos satisfeitos. Essas pessoas têm o direito de serem incluídas nas ações de esporte, lazer e cultura”, disse Clodoaldo Moreira. Coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPSR), em Vitória da Conquista, ele é um dos responsáveis pela organização de um torneio de futebol e dominó, que será realizado nos dias 22 e 23 de dezembro, no Estádio Municipal Edvaldo Flores. O evento, voltado para pessoas em situação de rua, não recebeu o apoio da Prefeitura Municipal, apesar dos pedidos de ajuda dos organizadores.

Segundo Clodoaldo, ele buscou a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, que atualmente é coordenada pelo cantor Xangai. Além disso, tentou dialogar com a prefeita Sheila Lemos (DEM) a fim de obter materiais e alimentos necessários para a realização da ação esportiva. “Nós pedimos coisas básicas como medalhas e troféus simbólicos, mas disseram que não tinham como dar. Até o espeto de frango que foi pedido para fazer um strogonoff, eles disseram que não podiam fornecer”, contou Moreira.

Para o coordenador do MNPSR, o fato da Prefeitura negar auxílio para a execução do torneio evidencia a falta de atenção às necessidades das pessoas em situação de rua na cidade. “Eles acham que trazer almoço do restaurante popular é cuidar. Mas a política pública não é só assistência, é oferecer esporte, saúde, lazer, educação, trabalho e renda. E o município não oferece isso, principalmente para esse público que também faz parte da sociedade”.

Uma iniciativa semelhante foi realizada pela gestão municipal, em outubro. A 3ª edição da Copa dos Servidores aconteceu no Estádio Municipal Lomanto Júnior, popularmente conhecido como Lomantão. “Eu não tenho nada contra o evento para a categoria, mas porque a população que não possui renda, está desempregada e não tem condições de ter lazer, não é tratada da mesma forma?”, questionou Clodoaldo.

Moreira, que viveu em situação de rua aos sete anos de idade, afirmou ainda que, durante audiência pública realizada em setembro, a primeira convocada para tratar das demandas desse público em Conquista, algumas ações foram discutidas, mas nenhuma foi concretizada.

Um audiência pública sobre direitos e oportunidades de emprego para pessoas em situação de rua foi realizada em setembro deste ano. Foto: Ascom/CMVC.

De acordo com o militante do MNPSR, foi proposta a formação de um comitê intersetorial para acompanhar e monitorar a política municipal para a população em situação de rua. Além disso, discutiu-se a realização de um censo para registrar dados e direcionar a criação de políticas públicas para esse público. “Quando vamos buscar reunião com a prefeita, nós não temos retorno. Então, as pessoas seguem desassistidas”, afirmou.

Apesar da falta de suporte do Executivo Municipal, o torneio conta com a colaboração de vereadores como Chico Estrella (PTC), que articulou a utilização do Estádio Edvaldo Flores, e dos parlamentares Viviane Sampaio e Alexandre Xandó, ambos do Partido dos Trabalhadores. De acordo com Clodoaldo, comerciantes locais e o comandante da Guarda Municipal, Capitão Cristóvão Lemos, também contribuíram para a realização da competição.

Abrigos em Vitória da Conquista

O coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPSR), Clodoaldo Moreira, também questionou a situação dos abrigos oferecidos pela Prefeitura às pessoas que vivem nas ruas. Em 2020, durante o auge da pandemia da covid-19, três espaços provisórios foram instalados na cidade. Mas segundo o militante, dois deles foram fechados após a morte do ex-prefeito Herzem Gusmão.

“Nós tínhamos três espaços provisórios, que foram articulações do movimento, mas foram fechados e agora só tem 1 pernoite. Nos finais de semana, os irmãos ficam desassistidos porque saem de manhã e só podem retornar a partir das 16h. E o Centro Pop só funciona até 13h aos sábados e domingos”, disse.

Nossa reportagem solicitou posicionamento da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, via e-mail, a respeito de todas as denúncias abordadas na matéria. A solicitação foi enviada às 13h49 da segunda-feira, 20. Em resposta, a Secretaria de Comunicação (Secom) pediu um prazo maior para esclarecer as situações. Mas até esta publicação, não recebemos nota oficial do Executivo conquistense.

Foto de capa: Blog do Rodrigo Ferraz

MATÉRIA ATUALIZADA EM 21/12/2021, ÀS 17H15:

Após a publicação da matéria, nesta terça-feira, 21, às 15h08, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista enviou uma nota de esclarecimentos ao Conquista Repórter. Confira abaixo o texto na íntegra:

Nota ao Conquista Repórter

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) informa que, até o mês passado, os serviços de atenção à população em situação de rua de Vitória da Conquista fizeram o acolhimento de 334 pessoas, deste total, 211 foram atendidas no Centro Pop Adulto e 123 no Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS).

Além destes dois serviços, a Prefeitura mantém um Abrigo Provisório, criado como estratégia de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Segundo dados da unidade, até o mês de novembro foi realizado o acolhimento de 84 pessoas. Vale ressaltar que o abrigo funciona das 16h às 8h, todos os dias da semana, e tem capacidade máxima de acolher 31 usuários encaminhados pelo SEAS, Centro POP Adulto ou Consultório na Rua, conforme regimento interno. Além disso, em dias chuvosos a entrada acontece em horário diferenciado.

A Semdes também esclarece que o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da População em Situação de Rua, instituído pelo Decreto Federal nº 7.053/09 e suas alterações, está em fase de estruturação, sendo prioritário por parte da secretaria.

Em tempo, a Semdes informa que o Centro Pop Adulto realizará, nos dias 22 e 23, torneio esportivo no Estádio Edvaldo Flores, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Sectel) e o Movimento da Pessoa em Situação de Rua. Na oportunidade, também será realizado um almoço natalino.

Secom, 21 de dezembro de 2021.”

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.