Cursinho Pré-Vestibular abre vagas para quilombolas, indígenas e pessoas de baixa renda

Por - 14 de abril de 2022

As aulas acontecerão na Escola Municipal Cláudio Manuel da Costa, no bairro Alto Maron.

Com o retorno das aulas presenciais marcado para a próxima segunda-feira, 18, o Cursinho Pré-Vestibular Dandara dos Palmares, anteriormente conhecido como Dom Climério, está com matrículas abertas em Vitória da Conquista. Voltado para pessoas negras, não negras de baixa renda, quilombolas e indígenas que sonham em conquistar uma vaga no ensino superior, o projeto, existente há cerca 30 anos, busca aumentar a inclusão desses grupos sociais nos ambientes acadêmicos.

Além de oferecer disciplinas que integram o currículo da educação básica, o curso preparatório promove discussões sobre temáticas relacionadas à cidadania e à cultura afro-brasileira. “Nós procuramos dialogar sobre as ações afirmativas, o combate à discriminação, violência sexual, agressões contras as mulheres, principalmente negras, intolerância religiosa e outros temas da atualidade. Esse é o nosso diferencial”, contou o coordenador pedagógico do projeto, Robson Dantas.

As aulas acontecerão na Escola Municipal Cláudio Manuel da Costa, localizada na Praça Sá Barreto, nº 43, próximo ao Tiro de Guerra. O curso será oferecido à noite, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. O projeto recebe alunos de todas as idades, desde que sejam apresentados os documentos necessários no ato da matrícula: RG, CPF, título de eleitor, foto 3×4, e cópia do comprovante de escolaridade. “Todos são bem vindos porque o sonho de ingressar na universidade não tem prazo de validade”, explicou Robson.

Para a manutenção do cursinho pré-vestibular, que conta com a colaboração de professores voluntários, é cobrada dos alunos uma taxa de matrícula no valor de R$40,00, além de uma contribuição mensal (R$70,00). Segundo o coordenador pedagógico, as arrecadações são utilizadas para financiar a compra de materiais escolares, produtos de limpeza e o transporte do quadro docente.

As matrículas poderão ser realizadas no mesmo dia em que ocorre a aula inaugural, na próxima segunda-feira, 18, às 19h30, mas ainda será possível realizar inscrições ao longo de toda a semana. Com mais de mil aprovações durante as três décadas de existência, o programa conta com a coordenação administrativa de Elizabeth Ferreira Lopes, reconhecida na cidade por sua participação ativa em movimentos sociais.

Foto de capa: Acervo do Cursinho Dandara dos Palmares.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.