Há quase três meses, moradores do Povoado Cachoeira das Araras sofrem com falta de água na zona rural de Conquista

Por - 9 de agosto de 2021

Para realizar atividades básicas, Rosiane Moreira, 22, tem que percorrer cerca de 40 minutos em cima de um jegue até um poço ou uma antiga represa da comunidade; A água que consegue pegar é suja, de coloração verde e com mau cheiro

Moradores do Povoado Cachoeira das Araras, localizado na zona rural de Vitória da Conquista, entre os distritos de Pradoso e Bate-Pé, estão sem abastecimento de água há quase três meses. Para realizar atividades básicas como tomar banho, cozinhar refeições e lavar pratos, Rosiane Moreira, 22, e seus avós, com quem divide a casa, têm que percorrer cerca de 40 minutos em cima de um jegue até um poço ou uma antiga represa da comunidade.

De acordo com Rosiane, que vive no povoado e trabalha em Conquista, cerca de 200 famílias sofrem com a falta de água na localidade. “Eu moro com meus avós que já são idosos e a gente tem que trazer água salgada do poço para dentro de casa ou uma água toda fedida da represa. É uma situação difícil”, contou. Por meio de um grupo no WhatsApp intitulado ‘Água para Todos’, alguns residentes se organizaram e fizeram um abaixo-assinado com o objetivo de cobrar uma ação da Prefeitura Municipal.

Quando a água deixou de chegar em Cachoeira das Araras, um carro-pipa começou a fornecer o abastecimento, mas logo parou, segundo Rosiane. “Agora tem um outro carro vendendo por 200 reais, mas não temos condições de comprar nesse valor”. Até o momento, a Prefeitura de Conquista não informou o recebimento do abaixo-assinado feito pela comunidade ou deu indicativos de que irá resolver a situação. Através de e-mail, nossa reportagem solicitou posicionamento do Executivo Municipal, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

Fotos: Rosiane Moreira.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.