Festival de Inverno Bahia terá primeira edição acessível para pessoas surdas em 18 anos
Por Karina Costa - 22 de agosto de 2024
Um ano depois que integrantes da comunidade denunciaram a ausência de intérpretes de Libras ao Ministério Público, a produção da festa anunciou a presença dos profissionais no FIB 2024. Evento começa nesta sexta-feira, 25.
Após 17 edições sem acessibilidade para pessoas surdas, o Festival de Inverno Bahia (FIB) anunciou neste ano uma ação para tornar a festa mais inclusiva. Nos dias 23, 24 e 25 de agosto, os shows do palco principal no Parque Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, serão acompanhados por intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). O mesmo recurso não estará disponível nos palcos alternativos. As informações foram confirmadas durante encontro realizado com veículos de imprensa e influenciadores digitais nesta quinta, 22.
“São 18 anos e existem certas ações que precisamos incluir no nosso dia a dia para que se torne o padrão da nossa entrega. Esse é o nosso compromisso”, afirmou o head da Bahia Eventos, Bruno Portela.
A novidade é implementada um ano depois que integrantes da comunidade surda denunciaram ao Ministério Público do Estado (MP-BA) a falta de acessibilidade no festival. Em 2023, o Conquista Repórter publicou uma matéria sobre o assunto. À reportagem, o grupo contou que tentou negociar com a organização do FIB a contratação de intérpretes de Libras, mas teve o pedido negado pela produtora da festa na última edição.
A ausência de acessibilidade era um problema antigo do Festival de Inverno Bahia, inclusive para pessoas com outras deficiências além da auditiva. Há anos a comunidade cobra o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Agora, o FIB trará não só intérpretes de Libras para os shows, mas também outras medidas para promover a inclusão.
Em 2024, a estrutura do evento contará com mirantes para acomodar pessoas com limitação de mobilidade, a exemplo daqueles(as) que utilizam cadeiras de rodas. Cada pessoa com deficiência poderá ocupar os espaços ao lado de um acompanhante. As áreas estão localizadas na pista e também no camarote.
Rampas de acesso e área para Pessoas com Deficiência na pista e no camarote do FIB 2024. Fotos: Karina Costa.
Mais mudanças
Nesta 18ª edição, a entrada principal volta a ser pela Avenida Siqueira Campos, após a mudança do local em 2023 ter gerado transtornos e longas filas. Outra novidade é a alteração na faixa etária de classificação. Crianças e adolescentes com menos de 14 anos poderão participar do festival, desde que estejam acompanhados dos pais, responsáveis legais ou adultos, com autorização e assinatura reconhecida em cartório.
Nos três dias de festa, o público terá shows de Só Pra Contrariar, Seu Jorge, Nando Reis com o duo Anavitória, Menos é Mais, Maiara e Maraisa, Ana Castela, entre outros artistas. Mais de 20 atrações subirão aos palcos do FIB, o que inclui a “Arena da Música”, onde se apresentarão nomes da música regional e nacional.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.