Departamento de Polícia Técnica de Conquista participa de campanha para identificar pessoas desaparecidas

Por - 27 de agosto de 2024

Familiares podem comparecer ao IML até a sexta-feira, 30, para doar material genético. Amostras serão inseridas em banco de dados e, posteriormente, comparadas com registros de pessoas encontradas (vivas e falecidas).

DPT-BA

De acordo com o Anuário da Segurança Pública, em 2023, foram registrados 80.317 desaparecimentos no Brasil, o que representa um aumento de 3,2% em relação ao ano anterior. Na Bahia, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), 1.550 pessoas desapareceram apenas entre janeiro e maio de 2024. Diante dessa realidade, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) do estado participa da campanha “Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas”. Até a sexta-feira, 30, a ação será realizada pela Coordenadoria Regional de Polícia Técnica de Vitória da Conquista.

A atividade faz parte da Mobilização Nacional de Identificação e Busca de Pessoas Desaparecidas, organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O objetivo é coletar amostras genéticas dos familiares de pessoas desaparecidas e inserir em um banco de dados. Posteriormente, o material poderá ser comparado ao de pessoas encontradas (vivas e falecidas), com identidade desconhecida e registradas nos Bancos Estaduais, Distrital e Nacional de Perfis Genéticos.

Os familiares deverão comparecer ao Instituto Médico Legal (IML) do Departamento de Polícia Técnica (DPT), levando documento de identificação e uma cópia do boletim de ocorrência de desaparecimento registrado em uma delegacia de polícia. Em Vitória da Conquista, o DPT está localizado na zona oeste do município, na Avenida Brumado, nº 1500, no bairro Alvorada.

Na maioria dos casos, a coleta é feita com o uso de um cotonete que é passado no interior da bochecha do doador. Há situações em que o material pode ser recolhido a partir da retirada de uma gota de sangue do dedo da mão. Os doadores devem ser preferencialmente familiares em primeiro grau do desaparecido(a) – seguindo a ordem de preferência: pai e mãe; filhos e genitor do filho do desaparecido; irmãos.

Caso seja possível, a família pode levar ao DPT objetos que possam conter material genético da pessoa desaparecida, como amostra de cordão umbilical ou escova de dentes. Para tirar dúvidas, o telefone da Regional do Departamento de Polícia Técnica, em Conquista, é (77) 3422-8031 ou (77) 3422-8044.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.