Com candidatura em julgamento no TSE, Sheila Lemos (União) vence disputa no 1º turno

Por - 6 de outubro de 2024

Atual prefeita recebeu 58,83% dos votos. Em setembro, a gestora foi considerada inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), após ações de impugnação protocoladas por partidos adversários.

Secom/PMVC.

Por 58,83% dos votos, a população escolheu a atual prefeita Sheila Lemos (União Brasil) para governar Vitória da Conquista por mais quatro anos. Em setembro, a gestora foi considerada inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), após ações de impugnação protocoladas por partidos adversários na 40ª Zona Eleitoral do município. Mesmo com a vitória nas urnas, a candidata terá que aguardar julgamento do processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em segundo lugar, Waldenor Pereira (PT) alcançou 26,74% dos votos. Na sequência, Lúcia Rocha (MDB) e Marcos Adriano (Avante) obtiveram 11,14% e 3,29% respectivamente. Já o índice de abstenção ficou em 18,18%, nível parecido com o registrado nas votações municipais de 2016 e 2020. Em 2016, a taxa foi de 20,74% no primeiro turno e 22,75% no segundo. Já em 2020, foi de 18,17% e 18,87% respectivamente.

Em 2024, é a primeira vez em 12 anos que um(a) candidato(a) à prefeito(a) vence em primeiro turno em Vitória da Conquista. No pleito deste ano, o resultado não é muito distante daquele apontado pela última pesquisa divulgada pela Séculus/Bahia Notícias. No dia 3 de outubro, o levantamento de intenções de votos apontou Lemos na liderança da disputa com 70,59% dos votos. 

Na plataforma do TSE, os mais de 116 mil votos da atual prefeita aparecem como “anulados sub judice”. Isso ocorre porque ela aguarda julgamento após recorrer da decisão do TRE-BA que a tornou inelegível. Foram 4 votos a 3 pela impugnação da sua candidatura. De acordo com Luciano Sepúlveda, advogado e professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), caso a questão jurídica ainda esteja pendente de decisão definitiva até 1º de janeiro de 2025, Sheila Lemos irá tomar posse.

“Em qualquer situação, se for confirmada a inelegibilidade, haverá novas eleições suplementares, pois não há possibilidade do 2º colocado assumir, como também não há possibilidade do vice-prefeito assumir o mandato, uma vez que a chapa é indivisível, atingindo ambos os candidatos”, destacou o docente.

Para os eleitores e eleitoras que foram às urnas neste domingo, 6, a esperança é de que a nova gestão promova melhorias na cidade. Paulo Victor Marques, morador do bairro Espírito Santo, espera que o investimento na educação seja uma prioridade. “O governo passado não investiu tanto nesse setor e a educação está sendo tudo na minha vida, então estou priorizando isso”, destacou. 

Para a pedagoga e moradora do Miro Cairo, Mickelle Xavier, é importante que a Prefeitura Municipal volte o olhar para os bairros periféricos. “Nós sentimos falta de tantas coisas, como um transporte bom, já que estamos afastados do Centro”, afirmou. Já Bárbara Moura, moradora do Primavera, torce para que os próximos anos anos tragam benefícios para a população. “Espero que sejam períodos de melhoras e reformas para a cidade, que está precisando muito”, destacou a eleitora.

Após o resultado das eleições, na noite deste domingo, 6, em entrevista ao Blog do Sena, a prefeita Sheila Lemos afirmou que “fez história”. “Primeira mulher eleita em Vitória da Conquista. Só agradecimento à população, todos vocês que foram votar hoje, que confiam no projeto para os próximos quatros anos. Estamos também felizes com o resultado para a Câmara de Vereadores”, disse.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.