Coletivos e organizações LGBTQIAP+ de Conquista realizam eventos culturais a partir deste sábado, 2 de julho

Por - 1 de julho de 2022

A programação inclui uma marcha em celebração ao mês do orgulho, oficinas de teatro, e uma sessão de cine-debate.

Neste final de semana, em Vitória da Conquista, serão realizados eventos organizados por coletivos e outras organizações voltadas para a comunidade LGBTQIAP+. A programação inclui uma marcha em celebração ao mês do orgulho, comemorado em junho; oficinas de teatro; e uma sessão de cine-debate com exibição de filme do diretor Barry Jenkins. Todas as atividades serão presenciais e terão início no sábado, 2 de julho, em diferentes locais da cidade.

O Coletivo Poc promove a 1ª oficina laboratório de teatro com o tema Onde Está o Amor?, às 9h, neste sábado, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Os encontros acontecerão em todos os sábados do mês de julho e irão abordar as temáticas memória, afeto, sexo e laços. Rafael Brandão, Anderson Rosa, Felipe Bonfim e Jonathan de Castro, artistas e integrantes do coletivo, irão ministrar as oficinas. De acordo com o grupo, o amor como ferramenta de transformação vem sendo objeto de estudo do Poc ao longo de quatro anos, por isso, decidiram criar uma ação com foco no assunto.

Já no período da tarde, às 15h, também no sábado, 2, acontece a Marcha do Orgulho LGBTQIA+, na Avenida Olívia Flores, no bairro Candeias. A concentração e a abertura do evento serão realizadas no Posto Progresso. Com seis atrações musicais confirmadas, o ato é “uma manifestação social que reivindica direitos, promove a visibilidade e celebra a diversidade”, segundo a equipe de organização.

A marcha conta com o apoio e a participação de diversas organizações e núcleos compostos pela comunidade LGBTQIAP+, como o Coletivo Finas, movimento social de travestis e transexuais; o Vagalumes, núcleo de atenção às pessoas LGBTQIAP+; e outros grupos voltados para a produção cultural. Além disso, o evento conta com apoio institucional da Prefeitura, da OAB – Subseção de Vitória da Conquista e outras instituições municipais.

No domingo, 3, às 16h, o Coletivo LGBT-Comunista, núcleo de Vitória da Conquista, promove um cine-debate com a exibição do filme Moonlight – Sob a Luz do Luar (2016), que retrata a trajetória, em três momentos, de Chiron, jovem negro, LGBT+ e morador de uma comunidade pobre da cidade Miami, o qual é afetado pela criminalidade, o tráfico de drogas e as identidades sob o seu corpo.

O encontro acontecerá na Estação Cidadania J. Murillo (antiga Praça CEU), localizada na Rua Joana Angélica, S/N, no Alto Maron. A sessão é gratuita e, quem tiver interesse em participar, não precisará assistir previamente ao filme. Mas caso deseje, a obra foi disponibilizada aqui.

Foto de capa: Pixabay.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.