Centro de Cultura e Praça CEUs realizam sessões de cinema entre os dias 17 e 19 de abril

Por - 16 de abril de 2024

Os espaços culturais são pontos de exibição da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, em Vitória da Conquista. Na Bahia, foram selecionados 21 locais para exibições por meio de edital do Ministério da Cultura (MinC).

Nos dias 17, 18 e 19 de abril, a população de Vitória da Conquista poderá assistir filmes de forma gratuita no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e na Praça CEUs J. Murilo, situada no bairro Alto Maron. Os espaços vão receber a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que este ano tem como tema “Vencer o ódio, Semear horizontes”. As produções audiovisuais abordam temáticas relacionadas aos direitos de pessoas negras, mulheres, idosos, crianças, pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAP+.

No Centro de Cultura, os curtas e médias metragens serão exibidos a partir das 15h. A programação inclui obras para diferentes faixas etárias, como “Ribeirinhos do Asfalto” (2011), que narra a história de Deisy, uma garota da Ilha de Combu que sonha em morar em Belém para continuar os estudos e atravessa o rio de canoa à procura de abrigo na casa da prima. Durante os três dias, serão apresentados ao público conquistense mais de dez filmes que representam as cinco regiões do país.

Já no Centro de Artes e Esportes Unificados de Vitória da Conquista, mais conhecido como Praça CEUs, as exibições de cada filme serão realizadas em dois horários, nos períodos matutino e vespertino. No total, a programação conta com sete produções brasileiras. Para o público infanto-juvenil, será apresentada a obra “Um Filme de Verão” (2014), de Jô Serfaty. Outra narrativa incluída na seleção da 13ª Mostra é “Escrevivência e Resistência: Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo” (2021), de Renato Barbieri e Juliana Borges.

A 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos é realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na Bahia, foram selecionados 21 pontos de exibição através de edital do MinC. Em Vitória da Conquista, os escolhidos são Biblioteca Comunitária Donaraça, na zona rural, e Cineteatro J. Murilo e Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, na zona urbana.

Foto de capa: Secom/PMVC.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.