Central de Libras realiza 1º Encontro de Letramento LGBTQIAP+ para Surdos em Vitória da Conquista
Por Karina Costa - 5 de julho de 2024
Evento acontece nesta sexta, 5, às 19h, no Centro Cultural Glauber Rocha. Ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Educação e a Associação dos Surdos do município.
Nesta sexta-feira, 5, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Central de Interpretação de Libras (CIL), promove o 1º Encontro de Letramento LGBTQIAP+ para Surdos, às 19h, no Centro Cultural Glauber Rocha. Com o objetivo de auxiliar as pessoas surdas a compreender as nomenclaturas associadas à comunidade, o encontro será ministrado pelo professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e vice-presidente da Associação dos Surdos de Vitória da Conquista (ASVC), Leandro Viturino.
De acordo com a intérprete de Libras e gerente da CIL, Jaqueline França, algumas pessoas surdas, inclusive aquelas que se identificam como LGBTQIAP+, têm dificuldade em entender as letras da sigla. “Com o encontro, os surdos terão mais conforto no momento de explicar sobre a sua identidade, e a luta da comunidade será fortalecida com valorização das pessoas em suas especificidades”, explica.
O encontro é aberto ao público e acontecerá no foyer do Planetário Everardo Públio de Castro.
Desde 2002, a Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como meio legal de comunicação no país, através da Lei nº 10.436. Em Vitória da Conquista, é obrigatória a presença de intérprete de Libras em todos os eventos públicos oficiais do município, por meio da Lei nº 2.230/2018. Mas apesar disso, ainda é esporádica a inserção dos profissionais em espaços públicos, a exemplo das sessões ordinárias da Câmara de Vereadores.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.