Ato ‘Fora Bolsonaro’ acontece neste sábado, 3, na zona oeste de Vitória da Conquista
Por Karina Costa - 1 de julho de 2021
A concentração será no Centro Glauber Rocha, no bairro Brasil, a partir das 8h; Durante o protesto, o Fórum Sindical e Popular de Vitória da Conquista irá arrecadar doações para os moradores do Acampamento Terra Nobre

Neste sábado, 3, os conquistenses irão novamente ocupar as ruas em protesto contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. O ato faz parte de um movimento que ocorre em todo o país e pede, além do impeachment do chefe do Executivo nacional, a vacinação para todos contra a covid-19, o retorno do auxílio emergencial de R$ 600,00, o fim dos cortes no orçamento da educação e a criação de políticas para o combate à fome e ao desemprego.
De acordo com a Central de Movimentos Populares (CMP), já estão confirmadas 177 manifestações no país e no exterior. Em Conquista, a concentração será no Centro Glauber Rocha, no bairro Brasil, a partir das 8h.
As orientações do Fórum Sindical e Popular de Vitória da Conquista, responsável pela organização do movimento, são a manutenção do distanciamento de dois metros entre os manifestantes, o uso obrigatório de máscara, de preferência do modelo PFF2/N95, e a utilização de álcool em gel durante as atividades nas ruas.
Esse é o terceiro ato organizado pelos movimentos sociais e políticos da oposição durante as últimas semanas. O primeiro aconteceu em 29 de maio e o segundo em 19 de junho, quando o Brasil registrou 500 mil mortes pela covid-19. Neste sábado, 3, é a primeira vez que os brasileiros protestam após as denúncias de superfaturamento na compra de doses da vacina Covaxin e o protocolamento do ‘superpedido’ de impeachment de Bolsonaro.
“Para o país sair do fundo do poço, Bolsonaro precisa cair”
De acordo com representantes do Fórum Sindical e Popular de Conquista, a população brasileira está cansada dos ataques do Governo Federal e em busca de perspectivas reais para a saída da crise, por isso têm aderido às manifestações. “São pessoas que estão indignadas não apenas com a total falta de responsabilidade de Bolsonaro com a vida dos brasileiros, mas também com a alta dos preços de alimentos, do gás, da energia elétrica e dos combustíveis e o desemprego de quase 15 milhões de pessoas”.

Assim como em todo o país, o protesto foi antecipado em Conquista. O principal fator que contribuiu para essa decisão foi a denúncia de irregularidades na gestão da pandemia, realizada durante a CPI da covid-19. Para o Fórum, a perspectiva é de que mais conquistenses participem da manifestação neste sábado. “Nós registramos um aumento de público já no dia 19 de junho. A nossa expectativa é pelo engajamento de mais pessoas ao movimento e a realização de um ato organizado e com respeito às regras sanitárias”.
Durante o ato, o Fórum também irá arrecadar doações de alimentos, roupas e materiais de limpeza para o Acampamento Terra Nobre, local onde famílias foram vítimas de uma tentativa de desocupação realizada pela Prefeitura de Conquista, na manhã de 24 de junho.
Foto de capa: Fórum Sindical e Popular de Vitória da Conquista
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.