5ª Semana Jornalismo Importa acontece entre os dias 8 e 12 de abril na UESB

Por - 8 de março de 2024

O evento reúne simpósios, oficinas, apresentações acadêmicas, e conta com o apoio do Conquista Repórter. As inscrições estão abertas até 22 de março e podem ser realizadas de forma online.

Entre os dias 8 e 12 de abril, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista, acontecerá a 5ª Semana Jornalismo Importa, um evento que reúne simpósios, mesas redondas, oficinas, além da apresentação de trabalhos científicos. As inscrições estão abertas até 22 de março e podem ser realizadas de forma online, por meio da plataforma Evan. As atividades serão direcionadas para estudantes de jornalismo, comunicadores, jornalistas profissionais em atuação no mercado, pesquisadores, docentes e qualquer pessoa interessada em aprender sobre o papel da imprensa.

Com o tema “Ensino, Mercado e Pesquisa”, o evento tem como proposta aproximar o conhecimento acadêmico e o mercado de trabalho, assim como propor uma reflexão sobre a formação dos jornalistas. “Ao longo dos anos, foi possível ir aperfeiçoando essa ação de extensão e, neste ano, quando o curso de Jornalismo da UESB completa 26 anos, apresentamos um projeto mais completo, com debates de temas atuais sobre jornalismo e o compartilhamento do conhecimento científico”, disse a professora Carmen Carvalho, coordenadora do curso de Jornalismo da UESB.

A programação está dividida em cinco simpósios. No dia 8 de abril (segunda-feira), no Teatro Glauber Rocha, os debates serão em torno da temática “Jornalismo como Forma de Transformação Social”, com as participações das presidentes da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro, e da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Kátia Cilene Brembatti. Também participarão das discussões os presidentes da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Jornalismo (SBPJor), Felipe Pontes, e do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (SINJORBA), Moacy Neves. 

No dia 9 de abril (terça-feira), será realizado o simpósio “O Futuro do Jornalismo será Local”. Nas datas subsequentes, os participantes poderão acompanhar palestras sobre “Ensino e Pesquisa em Jornalismo”, “Combate à Desinformação e Educação Midiática” e “Tendências e Desafios no Audiovisual”. Entre os convidados e convidadas estarão Anderson Meneses, da Agência Mural de Jornalismo das Periferias; Lucas Maia, da Agência Tatu; Gabrielle Vilas Boas, da Entre Becos; Marta Alencar, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), além de outros profissionais.

As oficinas serão ministradas no período vespertino durante os cinco dias da 5ª Semana Jornalismo Importa. Os temas incluem Lei de Acesso à Informação (LAI), Jornalismo de Dados, newsletters, fotografia, checagem de fatos, educação midiática e outros. As inscrições para as oficinas estarão abertas a partir do dia 11 de março.

Chamada para trabalhos

Os pesquisadores e pesquisadoras interessados(as) em apresentar trabalhos científicos no evento deverão enviar resumos expandidos, de acordo com as regras pré-estabelecidas pelas coordenações dos Grupos de Trabalho (GTs), até o dia 22 de março. São seis grupos no total: “Jornalismo Local e/ou Independente”; “Ensino de Jornalismo”; “Combate à Desinformação e Educação Midiática”; “Gênero e Jornalismo”; “Linguagens e Processos de produção em Rádio e Televisão” e “Jornalismo e Cidade”.

Os trabalhos podem ser enviados sem a prévia realização das inscrições, que estão abertas desde 1º de março. Estudantes do curso de Jornalismo da UESB não pagam para participar, já discentes de outros cursos da instituição e de outras faculdades e universidades pagam R$25,00. Professores e profissionais da comunicação e de outras áreas precisam pagar R$ 50,00. Acesse a programação completa aqui.

A 5ª Semana Jornalismo Importa é um evento aprovado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação), sendo os simpósios parte do programa de extensão contínuo “Jornalismo como Forma de Transformação Social no Combate à Desinformação” e do projeto esporádico “O Futuro do Jornalismo será Local”, ambos sob coordenação da professora Carmen Carvalho, aprovados nos editais da Pró-Reitoria de Ações Extensionistas (Proex), da UESB. O evento também é uma realização do Colegiado de Jornalismo, que conta com apoio do Conquista Repórter e do Site Coreto.

Foto de capa: Pexels.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.