Editorial | PCdoB apoia bolsonarista para presidência da Câmara: oposição ou situação?

Por - 30 de novembro de 2024

Em declarações à imprensa, os vereadores Ricardo Babão e Andreson Ribeiro demonstram que votarão em Ivan Cordeiro (PL) na disputa pelo cargo. Há tempos o partido vem caminhando cada vez mais perto da base aliada da prefeita.

Ascom/CMVC

No dia 17 de dezembro, serão diplomados os 23 vereadores e vereadoras que irão compor a Câmara Municipal de Vitória da Conquista a partir de 1º janeiro de 2025. Entre eles, está o bolsonarista Ivan Cordeiro (PL), defensor ferrenho do ex-presidente da República, indiciado pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado e organização criminosa. O edil é o principal nome para a presidência do Legislativo conquistense. Desde o fim das eleições municipais de 2024, ele vem recebendo apoios políticos de todos os lados.

Em entrevista ao Blog de Giorlando Lima, a prefeita Sheila Lemos (União) afirmou que nessa disputa sua torcida é por Ivan. Os colegas da bancada de situação Edjaime Rosa (União) e Hermínio Oliveira também já sinalizaram que estão ao lado do patriota conquistense. Mas até aí, sem surpresa. O que surpreendeu mesmo (ou talvez nem tanto assim) foram as declarações de apoio dos vereadores Ricardo Babão e Andreson Ribeiro, ambos filiados ao PCdoB.

Em Vitória da Conquista, há tempos o Partido Comunista do Brasil vem caminhando cada vez mais perto da base aliada da prefeita Sheila Lemos. Para o Blog do Sena, Babão afirmou que a Câmara precisa “de unidade e de uma Mesa Mista, apesar de cada um ter sua ideologia”. Mas essa não é a primeira vez que ele ou outros representantes do PCdoB atuam mais como situação do que oposição. Basta observar as votações no plenário do Legislativo.

No mês de março deste ano, Babão, Andreson e Luciano Gomes, também do PCdoB, disseram sim ao PL da prefeita que reajustou em apenas 4% os salários dos servidores municipais. Na época, a proposta gerou protestos, especialmente dos profissionais da educação, que alegaram que o projeto foi encaminhado para apreciação da Câmara sem diálogo com a categoria. Anos antes, em 2021, Gomes e Babão votaram a favor da Taxa do Lixo, aprovada em meio aos desastres causados pelas chuvas naquele período.

Duas eleições municipais depois, Babão e Andreson apoiam Ivan Cordeiro, o vereador que esteve em Brasília no 7 de setembro de 2021 para pedir o fim do Supremo Tribunal Federal (STF) e uma intervenção militar. Quando questionados, os parlamentares justificam que, no jogo político, é preciso saber dialogar com todos. Mas diante de um contexto em que a extrema direita avança e busca revogar direitos fundamentais, é necessário observar atentamente os passos de quem tem o poder de decidir sobre o que acontece em nosso município.


Importante: Você pode ler este texto em primeira mão assinando a nossa newsletter, onde publicamos os editoriais do Conquista Repórter. A “Nossa Semana” chega aos sábados, sempre às 8h, no e-mail dos nossos assinantes. Clique aqui e se inscreva para receber!

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.