Projeto realiza exibições gratuitas de filmes brasileiros no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima
Por Karina Costa - 5 de julho de 2024
Além de Vitória da Conquista, a iniciativa contemplará os municípios de Guanambi, Jequié, Itabuna e Porto Seguro. As sessões ocorrerão semanalmente até março de 2025.

A partir do dia 30 de julho, serão realizadas exibições semanais de filmes brasileiros no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. A programação incluirá sessões sempre nas terças-feiras, às 19h, com curtas e longas-metragens. Intitulado “Cine Movimenta Centro”, o projeto tem como objetivo democratizar o acesso ao cinema em cinco cidades baianas. Além de Vitória da Conquista, a iniciativa contemplará os municípios de Guanambi, Jequié, Itabuna e Porto Seguro. As atividades gratuitas ocorrerão até março de 2025.
Esmon Primo, coordenador do projeto, explica que os Centros de Cultura de cada município serão equipados para receber as sessões de cinema. “A arquitetura diferenciada dos espaços permitirá que as salas sejam adaptadas, proporcionando ao público a sensação de estar em uma sala de cinema, já que serão instalados equipamentos de som e imagem digitais”, destaca.
Além das exibições, o projeto promoverá debates entre o público, cineastas convidados e outros profissionais do cinema e do audiovisual. A iniciativa também oferece sessões com ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência. Os recursos de audiodescrição, narração em Libras e legendas Closed Caption, serão disponibilizados para os espectadores por meio de aplicativos para dispositivos móveis.
A programação será divulgada em breve nas redes sociais e no site oficial do projeto.
O Cine Movimenta Centro foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal. A Lei Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195/2022.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.