Moradores denunciam buracos e rachaduras nas calçadas entre os bairros Cruzeiro e Guarani

Por - 28 de outubro de 2021

O abandono do espaço do antigo Clube Social também gera transtornos para a população da localidade

Os moradores de Vitória da Conquista que transitam entre o terreno do antigo Clube Social, localizado em frente à Praça Sá Barreto, no bairro Cruzeiro, e o Viaduto Wellington Figueiredo, mais conhecido como Viaduto do Guarani, são obrigados a desviar de buracos, rachaduras nas calçadas e até de bueiros descobertos.

A professora Mayra Porto realiza esse trajeto diariamente e conta que, há mais de um ano, a comunidade enfrenta a falta de acessibilidade. “São muitos buracos nas calçadas e pisos irregulares que causam acidentes com os pedestres que caminham por ali”, explicou.

Há quase duas semanas atrás, segundo Mayra, um buraco se abriu após uma calçada ceder, em frente ao muro demolido do antigo Clube Social. A área foi parcialmente interditada, fato noticiado pelo Blog do Anderson no dia 21 deste mês.

O abandono do espaço que, um dia, abrigou o Clube Social Conquista (CSC), também gera transtornos para a população da localidade. Em períodos de chuva, é grande a quantidade de lama que escorre pelas ruas próximas à Praça Sá Barreto, já que toda a área é composta apenas por terra. Um mês após a demolição do muro do CSC, em outubro de 2020, o alagamento do local foi noticiado pela imprensa local.

Em 19 de agosto de 2020, a Prefeitura de Conquista anunciou que o espaço do Clube, antes privado, passava a pertencer ao município, através de uma permuta com a Pel Construtora e Incorporadora. Na época, a promessa do Executivo Municipal, comandado pelo então prefeito Herzem Gusmão, era de que o local se tornasse uma área de lazer pública. Porém, até hoje, mais de um ano depois, essa transformação não aconteceu.

No site da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, existem duas matérias legislativas que mencionam o terreno do antigo Clube Social. Uma indicação do parlamentar Chico Estrela (PTC) à prefeita, Sheila Lemos, solicitando a construção de um centro de convivência para os servidores públicos do município no local. Já um requerimento do vereador Alexandre Xandó (PT) solicita informações acerca do projeto que irá decidir o destino do espaço.

Nossa reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, via e-mail, e solicitou posicionamento acerca dos buracos, rachaduras e bueiros descobertos entre os bairros Cruzeiro e Guarani. Também foi questionado qual será o destino do espaço do antigo Clube Social, mas não obtivemos respostas do órgão.

Foto de capa: Mayra Porto

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.