Moção de repúdio LGBTfóbica contra DC Comics é aprovada pela Câmara Municipal de Conquista
Por Karina Costa - 28 de outubro de 2021
Saiba como votaram cada um dos 21 vereadores durante a sessão ordinária desta sexta-feira, 29
Com discursos de moralismo cristão, em defesa da família e da pureza infantil, a moção de repúdio LGBTfóbica contra a DC Comics, proposta pelo vereador Adinilson Pereira (MDB), foi aprovada por 10 votos a 6, pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista.
Durante sessão ordinária, realizada nesta sexta-feira, 29, os parlamentares discutiram e votaram a pauta sob protestos de militantes LGBTQIAP+. Os manifestantes seguravam cartazes e destacavam que a LGBTfobia é crime.
Entre os 6 vereadores contrários à moção, 4 compõem a bancada de oposição: Andreson Ribeiro (PCdoB), Alexandre Xandó (PT), Fernando Jacaré (PT) e Valdemir Dias (PT). Marcus Vinícius (Pode) e Chico Estrela (PTC), que pertencem à situação, foram os outros dois edis que votaram contra a proposta de repúdio.
Durante os discursos da oposição, destacou-se a fala de Xandó (PT) em defesa da população LGBTQIAP+. Como forma de protesto, ele segurou papéis com frases, como “pelo 12º ano consecutivo, o Brasil foi o país que mais matou pessoas transexuais no mundo” e “LGBTfobia é crime e mata todos os dias”.
Com justificativas baseadas na “defesa da inocência das crianças” e o uso de referências bíblicas, os vereadores que votaram a favor da moção em repúdio ao personagem bissexual criado pela DC Comics foram:
1 – Adinilson Pereira (MDB)
2 – Nildo Freitas (PSC)
3 – Nelson de Vivi (DEM)
4 – Hermínio Oliveira (PODE)
5 – Ivan Cordeiro (PTB)
6 – Subtenente Muniz (Avante)
7 – Dinho dos Campinhos (PP)
8 – Edjaime Bibia (MDB)
9 – Augusto Cândido (PSDB)
10 – Orlando Filho (PRTB)
As vereadoras Viviane Sampaio (PT) e Lúcia Rocha (MDB) não estavam presentes na sessão ordinária desta sexta-feira, 29. Já os edis Ricardo Babão (PCdoB) e Luciano Gomes (PCdoB) saíram do plenário durante a discussão sobre o assunto.
Foto de capa: CMVC
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.