Eleições 2024: conheça candidatos e candidatas que podem aumentar a diversidade na Câmara Municipal

Por - 13 de setembro de 2024

Na legislatura atual, a maioria dos vereadores são homens brancos. Apenas duas mulheres atuam como parlamentares e nenhuma delas se autodeclaram negras.

Secom/PMVC

Faltam menos de 30 dias para o 1º turno das eleições que irão decidir quem serão os 23 parlamentares que estarão na Câmara Municipal de 2025 a 2028. Na legislatura atual, a maioria dos rostos que ocupam as cadeiras são os de homens, muitos deles brancos. Apenas duas mulheres atuam como vereadoras e nenhuma delas se autodeclaram negras.

No dia 6 de outubro, cabe a nós eleitores(as) de Vitória da Conquista tentarmos mudar esse cenário. Por isso, o Conquista Repórter fez uma lista de alguns candidatos e candidatas que, caso eleitos(as), podem aumentar a diversidade de gênero e raça no Legislativo conquistense. Confira a seguir:

Beth do MST (PT)

Elizabeth Rocha de Sousa, mais conhecida como Beth do MST, é candidata a vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Nascida em 29 de outubro de 1970, em Pau Brasil (BA), é bacharel em Direito e atua no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) há mais de 30 anos. Chegou à Vitória da Conquista em 1998, onde seguiu na luta por questões ligadas à terra e à justiça social​.

Saiba mais sobre a candidata aqui.

Cida Carvalho (PCdoB)

Foto: Thiago Gama.

Maria Aparecida Rocha Carvalho é candidata a vereadora pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Filha de lavradores, nasceu em 22 de novembro de 1989, em Guanambi (BA), e foi a primeira de sua família a conquistar um diploma de ensino superior. É advogada e feminista. Já atuou como presidenta de promoção de igualdade racial da OAB – Subseção de Vitória da Conquista.

Saiba mais sobre a candidata aqui.

Maris Stella (Rede)

Maris Stella Schiavo Novaes, representante do partido Rede Sustentabilidade, é historiadora. Mineira, ela nasceu em 05 de agosto de 1968, na cidade de João Monlevade. Já atuou como presidenta do Conselho Municipal de Cultura de Vitória da Conquista. É Mestranda em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Saiba mais sobre a candidata aqui.

Greissy Reis (Rede)

Greissy Reis é natural de Vitória da Conquista (BA), e disputa uma vaga na Câmara de Vereadores pelo partido Rede Sustentabilidade. Nascida em dezembro do ano de 1983, é advogada, professora da rede municipal e sindicalista. Já atuou em defesa da igualdade racial nos conselhos municipais. É mestre em Estudos de Gênero pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Saiba mais sobre a candidata aqui.

Nelson Quilombola (PSD)

Nelson Quilombola

Nelson Nunes dos Santos é candidato pelo Partido Social Democrático (PSD). Ativista social, é conhecido por sua atuação em defesa dos direitos das comunidades quilombolas do Sudoeste baiano. Nascido na cidade de Wenceslau Guimarães (BA), em 22 de junho de 1971, tem forte envolvimento com movimentos sociais antirracistas e presença atuante na zona rural do município.

Saiba mais sobre o candidato aqui.

Karine Borges (PT)

Nascida em 14 de julho de 1980, a pedagoga Karine Ferreira Borges é candidata a vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Especialista em Gestão Pública, presidiu o Conselho Tutelar de Vitória da Conquista por três anos. Já atuou nos conselhos municipais de saúde, educação e da criança e do adolescente. Também esteve à frente da gestão do Hospital Afrânio Peixoto.

Saiba mais sobre a candidata aqui.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.