Curso de Cinema e Audiovisual da Uesb comemora 15 anos com programação especial
Por Karina Costa - 4 de novembro de 2024
Evento será realizado de 5 a 8 de novembro. Abertura será no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, às 15h, em um debate sobre memória e preservação no cinema brasileiro.
De 5 a 8 de novembro, o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) realizará, em Vitória da Conquista, uma programação especial em comemoração aos 15 anos da graduação. O evento inclui mesas-redondas, rodas de conversa, lançamento de livro e exibições de filmes nacionais. A abertura será no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em um debate com a presença de Hernani Heffner, gerente da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Podem participar estudantes, professores e a comunidade em geral. Nesta terça-feira, 5, às 15h, a discussão será sobre memória, preservação e processos de formação no cinema brasileiro. Além de Heffner, vão compor a mesa Laura Bezerra, Izabel Melo e Milene Gusmão, com mediação de Rogério Luiz Oliveira. Em seguida, às 17h30, acontecerá o lançamento do volume 1 da coletânea “Memórias e Histórias do Cinema na Bahia”, com apresentação de Edson Farias, da Universidade de Brasília (UnB).
O livro é organizado por Milene Silveira Gusmão, Euclides Santos Mendes e Raquel Costa Santos, da Uesb, e por Laura Bezerra, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e Izabel de Fátima Cruz Melo, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Estruturada originalmente em dois volumes, a obra apresenta um conjunto de capítulos que atualiza o panorama das pesquisas sobre filmes e práticas cinematográficas em Salvador e no interior da Bahia.
Já às 19h, ainda na terça-feira, 5, serão exibidos o curta-metragem “Eu preciso destas palavras escrita” (2017), de Milena Manfredini e Raquel Fernandes, e o longa-metragem “Black Rio! Black Power!” (2023), de Emílio Domingos. Os filmes fazem parte da programação do projeto Cine Movimenta Centro que, desde julho deste ano, realiza sessões gratuitas de cinema brasileiro no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, e em espaços culturais de outros quatro municípios.
A partir da quarta-feira, 6, as atividades continuarão na sala de projeção do programa Janela Indiscreta, no campus da Uesb. A programação é realizada em parceria com o projeto Cine Movimenta Centro, o 15º Colóquio Nacional, o 8º Colóquio Internacional do Museu Pedagógico e o programa Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual. Para conferir as demais ações do evento, acesse aqui.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.