Covid-19: Profissionais da saúde que não receberam a 1ª dose dos imunizantes cobram vacinação em Conquista

Por - 9 de junho de 2021

A justificativa da Prefeitura para a falta de vacinação é a ausência de doses enviadas pelo Governo da Bahia especificamente para os trabalhadores da saúde

“Eu só queria saber porque é tão difícil responder uma pergunta que faço há meses e nunca obtenho reposta: quando os profissionais de saúde que ainda não tomaram a primeira dose vão poder tomar?”. Esse é o comentário de um usuário em publicação no Instagram da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), realizada nesta quarta-feira, 9. Trata-se de um vídeo que anuncia a chegada de 972 doses da vacina Pfizer no município, imunizante que será aplicado na quinta-feira, 10, em gestantes e puérperas.

Os questionamentos sobre a vacinação de profissionais da área da saúde que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 têm sido recorrentes nas redes sociais da PMVC. “E nós profissionais autônomos da saúde que atuamos em clínicas com demandas infantis semanais e atendemos de 30 a 40 crianças? Quando vacinaremos?”, perguntou outro internauta.

A justificativa da Prefeitura para a falta de vacinação é a ausência de doses enviadas pelo Governo da Bahia. O executivo explicou que não pode realizar a imunização desses trabalhadores porque ainda não recebeu novos lotes para esse público e disse que “as vacinas enviadas pela Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) já chegam com a destinação especificada”.

Na mesma nota, a PMVC afirmou que, desde o mês de abril, solicita ao governador Rui Costa a suplementação das doses para os trabalhadores da saúde. “O número desses profissionais é, no município, muito maior do que o registrado no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI)”, explicou o governo municipal.

Segundo dados da Prefeitura, até esta quarta-feira, 9, dez mil quinhentos e cinquenta e dois (10.552) trabalhadores da saúde foram vacinados em Conquista. No total, 92.7972 pessoas receberam a 1ª dose do imunizante, o que representa 27,25% da população do município.

Foto de capa: Secom/PMVC

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.