Covid-19: Conquista recebe 17 mil doses de vacinas e realiza mutirão neste sábado, 11
Por Karina Costa - 10 de setembro de 2021
Serão imunizadas pessoas com 18 anos ou mais, entre às 9h e 17h, em uma ação que envolve mais de 400 profissionais da saúde
A chegada de 17 mil doses de vacinas contra a covid-19 em Vitória da Conquista nesta sexta-feira, 10, foi motivo de comemoração, principalmente para os jovens de 18 anos, que foram incluídos no cronograma de vacinação do município. Pessoas com idade igual ou superior aos 18 poderão receber a 1ª dose neste sábado, 11, entre às 9h e 17h.
Segundo o Executivo, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi a Salvador buscar o carregamento de vacinas e mais de 400 profissionais estarão envolvidos no mutirão que, exclusivamente neste sábado, 11, ocorrerá em 19 locais. Dois pontos serão drive-thurs e seis serão fixos. Os demais correspondem a unidades de saúde da cidade. Veja no card abaixo:
No perfil oficial da Prefeitura no Instagram, conquistenses celebraram a notícia e relembraram que a realização de mutirões, a ampliação dos pontos de vacinação e a imunização fora do calendário de dias úteis era um pedido frequente da população. “Deveria ter feito isso há muito tempo! Aos sábados. Quantas e quantas cidades fizeram isso. Só agora que acordou!”, disse um internauta. Outra cidadã afirmou: “que bom que agora vai ter mais pontos pra vacinação…Vai ajudar muito”.
Críticas nas redes
Após o anúncio da imunização no sábado, 11, também surgiram críticas nos comentários de publicações da Prefeitura. Conquistenses da faixa etária dos 19 e 20 anos se queixaram do avanço para o grupo de 18 ou mais, uma vez que muitos não conseguiram se vacinar por falta de doses na última quinta, 9. “Ué, vacinas atrasadas e vocês diminuindo a idade?? Agora que não vai ter mesmo!”, relatou uma usuária.
“Não adianta nada abaixar as idades para fingir que estão adiantados na vacinação se não vacinou nem a faixa etária anterior. Uma fila IMENSA de pessoas de 19 ontem ficaram sem porque faltou vacina. O que a incompetência faz? Abaixa mais as idades para não ter vacina nem pra um, nem pra outro”, criticou outra conquistense.
De acordo com o vacinômetro divulgado pela Prefeitura, até a última quarta-feira, 8, “220.478 pessoas já haviam sido vacinadas com a 1ª dose no município, o equivalente a 88,42% da população de 18 anos ou mais, segundo os critérios da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab)”.
Foto de capa: Rafael Menezes/Saúde GOVBA
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.