3º Fórum Audiovisual dos Interiores discute cinema e sustentabilidade na Chapada Diamantina

Por - 29 de outubro de 2025

O evento acontece de 5 a 9 de novembro, no município de Iraquara. A programação é gratuita e reúne oficinas, workshops, seminário e grupos de trabalho.

Anderson Costa Santos

De 5 a 9 de novembro, o município de Iraquara, na Chapada Diamantina, será o ponto de encontro entre profissionais, estudantes, coletivos e demais agentes culturais para discutir os caminhos para um audiovisual mais diverso, sustentável e conectado às realidades do interior. Com o tema “Território Vivo, Cinema Sustentável”, o 3º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia terá oficinas, workshops, seminário e grupos de trabalho voltados à construção de soluções para o fortalecimento das redes de produção, exibição e formação no estado.

Realizado pela Ato3 Produções, o evento tem como anfitrião o 5º Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental de Iraquara (FASAI 2025). Para o cineasta Daniel Leite Almeida, responsável pela coordenação geral do projeto, “é impossível pensar o futuro do cinema sem pensarmos em práticas que também levem em consideração a sustentabilidade.”

As atividades são gratuitas e serão realizadas no Colégio Estadual de Tempo Integral de Iraquara. No dia 5, a abertura acontece às 18h30, seguida pelo Seminário de Cinema Indígena, às 19h. O momento vai reunir cineastas indígenas de diferentes regiões do país para debater, a partir de suas vivências, o fortalecimento do cinema feito por povos originários.

A programação formativa tem início na quinta-feira (6), das 9h às 12h, com a oficina “Como Produzir Filmes Sustentáveis no Interior”, ministrada por Elson Rosário. A atividade parte da ideia de que fazer cinema também é cuidar do território, das pessoas e das formas de produzir, trazendo reflexões sobre práticas sustentáveis no audiovisual. 

Já na sexta (7), também no período da manhã, o professor e documentarista Filipe Gama conduz a oficina “Documentário Socioambiental”, que aborda o cinema como ferramenta de escuta, denúncia e preservação, reforçando a potência da imagem na relação entre memória, território e meio ambiente.

A 2ª edição do fórum aconteceu em Ipiaú, em abril de 2025. Foto: Anderson Costa Santos.

As tardes de quinta e sexta-feira contarão com três workshops. No dia 6, às 14h, Aléxis Góis ministra o encontro “Captação de Recursos”. Já às 17h, o comunicador e realizador indígena Jp Îasanã Tupinambá realiza o workshop “Produção Audiovisual em Territórios Indígenas: Natureza e Comunicação”, refletindo sobre o cinema como extensão da terra, da ancestralidade e da coletividade. 

No dia 7, às 14h, é a vez do cineasta Michel Santos comandar o workshop “Internacionalização das Produções dos Interiores da Bahia”, que propõe um debate sobre como fortalecer e ampliar a presença do audiovisual baiano em festivais e circuitos de difusão e exibição internacionais.

Dos dias 6 a 8, acontecem os Grupos de Trabalho com o objetivo de formular respostas e estratégias práticas que culminarão na elaboração da Carta de Iraquara, documento coletivo que reunirá as propostas debatidas durante os cinco dias do fórum. Ao todo, serão seis GTs que vão debater práticas sustentáveis, educação e formação, políticas públicas e descentralização, acessibilidade, identidades, circulação, exibição e distribuição de produções socioambientais.

O encerramento será no sábado (8), a partir das 16h, com a apresentação de longas-metragens em desenvolvimento no interior do estado e a leitura da Carta de Iraquara. 

As inscrições podem ser feitas de forma gratuita por meio deste link. Além de garantir a participação no evento, o formulário servirá como base para a realização do primeiro censo dos realizadores audiovisuais do interior baiano.

Edições anteriores

Criado em 2023, o Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia teve sua primeira edição em Vitória da Conquista, com foco na descentralização do setor e nas políticas de fomento. Em abril de 2025, o evento foi realizado em Ipiaú, alcançando mais de 4 mil pessoas junto ao 4º Circuito Cine Éden. A ação resultou na publicação do livro “2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia – Território Cinema”.

Em Iraquara, a terceira edição conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Além disso, tem apoio da Prefeitura Municipal de Iraquara e apoio institucional da Associação do Setor Audiovisual do Sudoeste Baiano (SASB). É realizado em parceria com o Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), por meio do programa de extensão Janela Indiscreta.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2025 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.