Uesb realiza 5º Festival Universitário Intercampi de Cultura e Arte
Por Maria Eduarda Leite* - 17 de outubro de 2025
Evento gratuito acontece de 21 a 24 de outubro e reúne produções artísticas de estudantes de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

Entre os dias 21 e 24 de outubro, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) realiza a 5ª edição do Festival Universitário Intercampi de Cultura e Arte (Fuica), em Vitória da Conquista. Com entrada gratuita, o evento terá atividades no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e no campus da Uesb.
A programação contempla cinco categorias: audiovisual, com vídeos de até 30 minutos, incluindo curtas, documentários, videoclipes, animações e outras produções; música, com apresentações autorais e releituras ao vivo; artes cênicas, abrangendo teatro, dança, circo, performances e recitais; artes plásticas e visuais, com exposições individuais ou coletivas; e oficinas criativas, voltadas à formação artística e abertas à comunidade acadêmica e ao público em geral.
Entre as produções audiovisuais que serão exibidas estão o documentário “Poções Bahia”, de Amanda Santos; o ensaio “Ser ou Não Ser”, de Emanuel Soares; e os curtas “Insurgências Matriarcais no Beco de Vó Dôla”, de Nágila Rejane; e “Liturgia”, de Gabriel Moreira Guedes.
O filme de Gabriel terá a sua estreia no Fuica no dia 22, às 19h, no Centro de Cultura, e acompanha o protagonista Atlas em um mundo fantástico durante uma jornada em busca de si mesmo. “É significativo que uma obra desenvolvida por discentes de Cinema e Audiovisual da Uesb tenha sua estreia no Fuica, não somente como um retorno à universidade sobre a importância deste curso de graduação, mas também porque mostra as potências artísticas que estão se desenvolvendo em solo conquistense, em especial nas ficções e fantasias experimentais.”
O evento também apresenta ao público a obra visual “Afropunk”, de Rômulo Thomaz; e as exposições fotográficas “Feira Livre, Livre Feira”, organizada por Robson Ferraz; e “Memórias em Tecidos: Vivências e Trajetórias no Sertão da Bahia”, de Yan de Oliveira.
Além das exposições e exibições audiovisuais, o festival promove oficinas de desenho e memória, pintura acrílica e modelagem 3D, oferecendo experiências práticas de criação artística. A programação completa está disponível nas redes sociais oficiais do evento.
As pessoas interessadas em participar das oficinas podem se inscrever de forma online aqui. Mais informações estão disponíveis pelos e-mails [email protected] e [email protected].
*Maria Eduarda Leite é estudante do 8º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e estagiária do Conquista Repórter.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.