Prefeitura de Conquista lança convocação para eleição do Conselho da Diversidade Sexual e de Gênero 

Por - 13 de novembro de 2025

Processo eleitoral definirá representantes da sociedade civil para o biênio 2025-2027. Inscrições estarão abertas de 17 a 24 de novembro.

A Prefeitura de Vitória da Conquista publicou, na última terça-feira, 11, o edital de convocação para as eleições do Conselho Municipal da Diversidade Sexual e de Gênero (CMDSG). O processo eleitoral vai definir os 12 representantes da sociedade civil para o biênio 2025-2027. 

As inscrições estarão abertas entre os dias 17 e 24 de novembro de 2025, e deverão ser realizadas por meio de um formulário online. Podem se inscrever pessoas com mais de 18 anos, residentes em Vitória da Conquista, que tenham atuação comprovada na promoção dos direitos da população LGBTQIA+.

O edital prevê vagas para um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção de Conquista e outro do Conselho Regional de Psicologia (CRP). Ambos devem ser preferencialmente pessoas LGBTQIA+. Além disso, serão escolhidos quatro representantes da comunidade: 1 mulher cis lésbica ou bissexual, 1 homem cis gay ou bissexual, 1 mulher transexual e 1 homem transexual. Cada conselheiro titular terá um suplente, que o substituirá em caso de ausência ou impedimento.

Os novos conselheiros serão definidos por meio de sorteio presencial, a ser realizado no dia 28 de novembro, das 8h às 17h, na Coordenação de Promoção de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT, localizada no Centro Integrado de Direitos Humanos (CIDH), na Avenida Otávio Santos, 744, bairro Recreio.

O conselho é um órgão colegiado instituído pela Lei nº 2.656/2022, após a mobilização de coletivos e movimentos sociais. Seu papel é acompanhar, propor e avaliar políticas relacionadas aos direitos da população LGBTQIAP+. Além dos representantes da sociedade civil, a entidade é composta por membros do Poder Público, sendo dois indicados pela Câmara de Vereadores, um integrante da bancada de oposição e outro da bancada de situação, e quatro pela Prefeitura.

*Maria Eduarda Leite é estudante do 8º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e estagiária do Conquista Repórter.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2025 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.