Ipiaú sedia primeira festa literária com concurso de contação de histórias

Por - 14 de outubro de 2025

Evento acontece de 11 a 14 de novembro, em homenagem ao escritor Euclides Neto. As inscrições para a competição vão até 19 de outubro.

Edson Bastos

Entre os dias 11 e 14 de novembro, acontece a 1ª edição da Festa Literária de Ipiaú (Flipiaú), um evento gratuito que vai movimentar a cena cultural da região e homenagear um dos grandes nomes da literatura baiana, Euclides Neto, que adotou o município como lar e deixou um legado cultural e social.

Um dos destaques da programação é o concurso de contação de histórias, que vai premiar quatro pessoas com valores entre R$200 e R$1.000, além de livros e certificados. O objetivo é incentivar a criatividade e a oralidade em diferentes gerações, valorizando produções originais e adaptações.

As inscrições estão abertas até 19 de outubro e devem ser feitas por meio de um formulário online. As histórias precisam ter entre 3 e 5 minutos de duração e podem ser inscritas em diversas categorias, como Narrativa Oral Tradicional, Slam, Poesia Falada, Contação Inclusiva em Libras, entre outras.

Cada participante poderá se inscrever em apenas uma categoria. A apresentação final das histórias selecionadas acontecerá no dia 14 de novembro, durante o encerramento da Flipiaú, na praça Ruy Barbosa, com avaliação ao vivo feita por um júri especializado. Os critérios incluem criatividade, originalidade, expressão oral, interpretação e interação com o público.

Além das apresentações na praça, a Flipiaú ocupará diversos espaços da cidade, incluindo a antiga casa de Euclides Neto. A programação completa da festa será divulgada em breve.

A 1ª Flipiaú é uma realização da Voo Audiovisual e foi contemplada no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), parte do Programa Bahia Literária, com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.

*Maria Eduarda Leite é estudante do 8º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e estagiária do Conquista Repórter.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2025 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.