Formato da interpretação em Libras é criticado pelo público no primeiro dia do 18º Festival de Inverno Bahia
Por Victória Lôbo - 24 de agosto de 2024
Falta de iluminação e transmissão dos intérpretes nos telões foram algumas das reclamações feitas na noite dos shows de Nando Reis e Anavitória, Só Pra Contrariar e Xand Avião.
Intercalando sucessos de Nando Reis e Anavitoria, a “Turnê dos Namorados” abriu o palco principal do Festival de Inverno Bahia 2024 nesta sexta-feira, 23, sendo o primeiro show com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) da história do evento. A novidade, entretanto, ainda está longe de atender às necessidades das pessoas surdas. Nas redes sociais do Conquista Repórter, internautas destacaram que a iniciativa é importante, mas “a iluminação não está favorecendo”.
Os intérpretes de Libras estavam do lado direito do palco, onde só havia luz direta quando os artistas se aproximavam, e não foram transmitidos nos telões. “Mas o intérprete poderia estar numa sala reservada e aparecendo no telão, né?”, questionou outro seguidor. Uma página chamada “librasdifusion” também chamou a atenção para a ausência dos intérpretes nos telões. Ainda no comentário, o perfil reafirmou: “Espero que corrija isso amanhã.”




Shows da noite
“Por onde andei”, “Trevo”, “Agora quero ir”, “Espatódea”, “Partilhar” e “Segundo Sol” foram algumas das músicas que fizeram o público se emocionar e cantar Nando Reis, veterano que já pisou outras 5 vezes no palco do FIB, e o duo Anavitória, que se apresentou pela segunda vez no Festival.
Em um retorno aos anos 90, Alexandre Pires e o grupo Só Pra Contrariar subiram ao palco arrastando uma multidão ao som de “Te amar sem medo”, “Meu jeito de ser”, “Você vai voltar pra mim”, “Tá por fora”, “A barata”. A banda também cantou sucessos como “A tal liberdade”, “Que se chama amor” e “Me apaixonei pela pessoa errada”. Durante o show, ainda foram entoados sucessos da década, como “Marrom Bombom”.
O último show do palco principal começou aproximadamente às 1h40. Xand Avião levou o forró para a festa, misturando sucessos da banda Aviões do Fórro com os da sua carreira solo. “Nunca mais”, “Naquele mesmo bar”, “Se mordendo de raiva”, “Nota dez”, além das colaborações “Superação Digital”, com Zé Vaqueiro, e “Balanço da rede”, com Matheus Fernandes. O artista ainda cantou as regravações de sucesso que fez ao lado de Simone Mendes, “Primeiro Passo”, “Ânsia” e “Volta vai”.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.































