Festival Suíça Bahiana 2025 terá o cantor nigeriano ChingyKlean e outras 19 atrações
Por Maria Eduarda Leite* - 28 de agosto de 2025
Evento será realizado nos dias 18 e 19 de outubro, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista. A programação reúne artistas de diferentes regiões do Brasil.
Divulgação/FSB
O Festival Suíça Bahiana (FSB) chega à 11ª edição nos dias 18 e 19 de outubro, em Vitória da Conquista, com o lema “Enquanto houver som”. O evento gratuito, que acontece no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, agora já tem a programação completa, que inclui nomes como o cantor nigeriano ChingyKlean, um show especial da Orquestra Conquista Sinfônica com Elomar e mais.
No primeiro dia do festival, 18, o público poderá assistir apresentações de Cayarí (BA), Orquestra Conquista Sinfônica convida Elomar (BA), Laiô, J. Velloso & Recôncavo Experimental (BA), Osala (MG), ChingyKlean (Nigéria), Oderiê Y As Flechas (BA), Cabokaji (BA), Bione (PE) e Nenhum de Nós (RS).
Já no domingo, 19, sobem ao palco Pipa (BA), Tiquequê (SP), Kidsgrace (DF), Drenna (RJ), Canto Cego (RJ), Dona Iracema (BA), Jambu (AM), Black Pantera (MG), Flor ET (RS) e Vivendo do Ócio (BA).
Um dos destaques da edição é a estreia do cantor ChingyKlean no palco do FSB. Natural de Ohafia, em Abia, na Nigéria, ele começou sua carreira em 2015 e vem se destacando pela diversidade de influências. Entre suas referências estão Michael Jackson, Lucky Dube, Chris Brown e Usher. Seu repertório possui uma sonoridade que mistura reggae pop, afro R&B, calypso e dancehall,
Além das bandas convidadas, a programação é formada por dez artistas selecionados por meio do edital de showcases, que teve mais de 300 inscrições de músicos de todo o Brasil e da América Latina. “Nestes 15 anos, aprendemos que a força do festival está justamente em equilibrar o olhar para a nossa cena local com a abertura para o mundo”, disse Ana Luiza Dias, uma das idealizadoras do Suíça Bahiana.
A entrada para o festival é gratuita, mas os ingressos devem ser reservados pelo Sympla.
Prévias do FSB
Antes da programação principal, o festival oferece ao público uma série de shows prévios. No dia 24 de setembro, o cantor Esteban Tavares abre a temporada. Os ingressos já estão à venda no Sympla. Em 28 de setembro, a banda pernambucana Mombojó se apresenta em celebração aos seus 20 anos de carreira. Por fim, o grupo de rock Selvagens à Procura de Lei retornam à Conquista no dia 9 de outubro.
A edição de 2025 do FSB comemora os 15 anos do Coletivo Suíça Bahiana, responsável pela realização do festival, que é reconhecido oficialmente pela Lei Municipal nº 2.415/2020. Criado para fortalecer a cena autoral e alternativa da música no interior da Bahia, o coletivo já promoveu mais de 200 eventos e trouxe para Vitória da Conquista nomes como Emicida, Larissa Luz e Marcelo Jeneci.
*Maria Eduarda Leite é estudante do 8º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e estagiária do Conquista Repórter.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.
