Exposição recria afetividade da casa de vó por meio de objetos e fotografias
Por Karina Costa - 12 de março de 2025
Instalação está aberta para visitantes até sábado, 15 de março, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Mostra celebra tradições que atravessam gerações.

Uma celebração de histórias e tradições salvaguardadas ao longo de gerações na rota entre as cidades de Condeúba, Cordeiros e Vitória da Conquista. É isso o que você vai encontrar na exposição artística “Casa de vó: ecos da memória nos fios da oralidade”, instalada no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e aberta para visitação gratuita até o dia 15 de março.
Por meio de objetos e fotografias, a mostra recria espaços carregados de afeto, como a sala de jantar, o quarto e a feira livre, destacando como a oralidade tece as identidades e resistências. Realizada pelo Museu Professora Noêmia Lourenço da Silva, a ação reúne obras de artistas da região, como Rafael Nery, de Ipiaú, que construiu o fogão a lenha que integra a cozinha de vó, e Cilda Pena, artesã de Cordeiros responsável pela criação do presépio que faz parte da seção dedicada às religiosidades.
Das 8h às 22h, os visitantes podem caminhar pelo espaço e observar seis módulos diferentes, entre eles uma área que homenageia manifestações culturais, como o Terno de Reis e as danças, músicas e símbolos que evocam a riqueza das festividades populares que mantém viva a memória coletiva.
O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.