Estudantes podem solicitar gratuidade no transporte coletivo para o Enem até esta sexta, 7
Por Maria Eduarda Leite* - 5 de novembro de 2025
O passe livre, criado por meio da Lei Municipal nº 2970/2025, será válido apenas nos dias do exame. A solicitação deve ser feita pelo site da Atuv ou presencialmente em uma das agências.
Secom/PMVC
Os estudantes de Vitória da Conquista que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem solicitar a gratuidade no transporte coletivo até às 18h desta sexta-feira, 7. O passe livre, criado por meio da Lei Municipal nº 2970/2025 em janeiro, será válido apenas nos dias do exame, 9 e 16 de novembro.
A solicitação deve ser feita pelo site atuvconquista.com.br ou em uma unidade da Atuv (Associação das Empresas do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista). Para efetivar o cadastro, é necessário enviar ou apresentar documento oficial com foto e CPF, comprovante de residência e comprovante de inscrição no Enem.
Depois da análise dos dados, os créditos referentes aos deslocamentos nos dias das provas serão disponibilizados no cartão Bem Escolar. Para aqueles que ainda não possuem o cartão, o pedido pode ser feito normalmente durante o cadastro online e, após aprovação, o Bem Escolar deve ser retirado em uma agência da Atuv dentro do prazo estabelecido.
A legislação também determina que, nos finais de semana das provas, a frota de ônibus funcione com a mesma oferta de horários dos dias úteis, a fim de evitar atrasos dos estudantes durante o Enem.
No município, existem três agências da Atuv. A principal está localizada na Travessa Dois de Julho, nº 10, no Centro, enquanto a segunda fica na Avenida Brumado, no Bairro Brasil, no Espaço Cultural Glauber Rocha, e a terceira está situada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
*Maria Eduarda Leite é estudante do 8º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e estagiária do Conquista Repórter.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.
