Conquista Repórter lança especial sobre acesso à mobilidade em áreas rurais e periféricas

Por - 29 de setembro de 2024

Produzido com o apoio da Marco Zero Conteúdo, projeto aprofunda o debate sobre o direto à cidade e as dificuldades de acesso a serviços básicos para populações que residem nesses espaços.

Como democratizar o acesso de pessoas oriundas de áreas rurais e periféricas a direitos fundamentais como educação, saúde, trabalho e renda se o caminho para alcançá-los esbarra na impossibilidade de transitar de forma digna no território onde vivem? Essa é a questão central que buscamos discutir e aprofundar no novo projeto do Conquista Repórter, intitulado “Acesso Negado“.

Composto por duas reportagens especiais, além de vídeos e outros conteúdos exclusivos a serem publicados nas redes sociais do site, o especial integra o programa Redação Nordeste e foi produzido com o apoio da Maro Zero Conteúdo, organização de mídia independente e sem fins lucrativos sediada em Recife (PE).

Assinada pela jornalista Karina Costa, a primeira reportagem da série denuncia as dificuldades de acesso da população quilombola e rural de Vitória da Conquista a direitos básicos em razão das condições precárias de estradas vicinais. A matéria mostra como a falta de atenção do Poder Público a quilombos como Laranjeiras, Sinzoca e Boqueirão está relacionada ao conceito de racismo ambiental.

Já a grande reportagem de autoria de Lays Macedo traz à tona os desafios decorrentes da baixa oferta ou mesmo ausência do serviço de transporte coletivo em distritos rurais. Além disso, aborda as restrições geradas pelo custo da tarifa de ônibus para moradores de bairros periféricos que não têm como arcar diariamente com o valor de R$3,80 cobrado pela passagem.

Durante a apuração, a equipe ouviu três especialistas que apontam os desafios e possíveis soluções para superar a lógica de segregação social que reflete o racismo ambiental e sistêmico nesses espaços e os caminhos para a efetivação de políticas de mobilidade que garantam a todos o direito de viver a cidade. O projeto conta com coordenação e edição do jornalista Afonso Ribas.

A diretora executiva do Conquista Repórter, Victória Lôbo, assina a produção e edição de vídeos. Nas redes sociais, o especial se desdobra em conteúdos desenvolvidos pela estudante de Jornalismo, Eduarda Leite. Patricia Sousa e Caique Silva (FontCode Soluções em Tecnologia) assinam a identidade gráfica e o desenvolvimento web, respectivamente.

Confira aqui o especial “Acesso Negado”.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.