Conquista Repórter é selecionado em 1º Edital do Fundo de Apoio ao Jornalismo
Por Da Redação - 6 de outubro de 2025
Foram selecionadas 15 iniciativas de jornalismo local para receber apoio financeiro e mentoria especializada por até três anos. O veículo foi o único escolhido da Bahia.

Nesta segunda-feira, 6, o Conquista Repórter foi anunciado como uma das 15 iniciativas contempladas no resultado final do primeiro edital do Fundo de Apoio ao Jornalismo (FAJ). A seleção garante ao veículo de mídia independente apoio financeiro e mentoria especializada por um período de até três anos, fortalecendo o jornalismo local produzido no Sudoeste da Bahia.
O FAJ é uma iniciativa estruturada com a missão de fortalecer os ecossistemas jornalísticos no Brasil, promovendo um ambiente mais equitativo, plural e sustentável na produção e disseminação de informações. A primeira rodada de apoios teve como foco o jornalismo local, uma decisão baseada em levantamentos sobre a distribuição de recursos e em consultas com o campo jornalístico.
O Conquista Repórter, que atua como uma organização de mídia independente e produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia em Vitória da Conquista, no semiárido baiano, junta-se a outras 14 organizações de diferentes regiões do país, como o Fala Roça (RJ), Periferia em Movimento (SP), Agência Tambor (MA) e Tapajós de Fato (PA).
O processo seletivo recebeu mais de 200 inscrições de todo o país e foi dividido em duas etapas principais: o preenchimento de um formulário com informações sobre a atuação do veículo e a realização de uma entrevista com o comitê do fundo. O FAJ começou a ser construído em 2022, a partir de uma articulação entre a Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e lideranças do jornalismo independente.
Victória Lôbo, diretora executiva do Conquista Repórter, destacou a importância do suporte institucional para a sustentabilidade do veículo. “A aprovação no primeiro edital do FAJ é um marco. Este apoio não é apenas um recurso financeiro, mas sim o reconhecimento do nosso jornalismo local e independente. Podemos focar no desenvolvimento institucional e na sustentabilidade do site, aprofundando nossa cobertura de temas como Direitos Humanos, Cultura e Política no Sudoeste baiano.”
O fundo será financiado, inicialmente, por recursos filantrópicos, aportes de fundações e doadores privados comprometidos com o fortalecimento do jornalismo local e a promoção da democracia. Posteriormente, podem ser incluídas outras fontes de receita, de acordo com a evolução do projeto.
Confira a lista de todas as organizações selecionadas aqui.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.