Biblioteca Kilombeco arrecada doações para Dia das Crianças no Beco de Vó Dôla

Por - 7 de outubro de 2025

Brinquedos, livros infantis, roupas e doces podem ser doados para contribuir com a ação, que acontecerá no dia 12 de outubro. Criada em 2020, a organização está no primeiro quilombo urbano de Vitória da Conquista.

Afonso Ribas

A Biblioteca Comunitária Kilombeco, localizada no Quilombo de Vó Dôla, no bairro Pedrinhas, realiza uma campanha solidária em prol da celebração do Dia das Crianças na comunidade, que acontecerá neste domingo, 12. As pessoas interessadas em colaborar podem doar brinquedos, livros infantis, roupas e doces ou fazer contribuições financeiras para auxiliar com os custos do evento.

A iniciativa integra o conjunto de atividades socioculturais promovidas pela Kilombeco, projeto que desde 2020 atende crianças da comunidade e de bairros próximos com reforço escolar e ações de incentivo à leitura. Com as doações, será realizado um dia de brincadeiras e aprendizado na sede da biblioteca.

Podem ser doados itens usados em bom estado, assim como doces, pipoca, sucos e refrigerantes. Presencialmente, os donativos devem ser entregues na Rua Beco de Dola, nº 301, no bairro Cruzeiro. Para agendar a visita, é necessário entrar em contato com Laiz Gonçalves, gestora biblioteca, pelo telefone (77) 98124-5269. As contribuições em dinheiro devem ser feitas por meio da chave Pix: [email protected].

Sobre a Kilombeco

Criada em 2020, a Kilombeco é coordenada por Laiz Gonçalves, neta da mulher que dá nome ao primeiro quilombo urbano de Vitória da Conquista: Maria Petronilha, mais conhecida como Vó Dôla. A iniciativa atende crianças e adolescentes a partir dos dois anos. O projeto começou durante a pandemia da covid-19, quando as famílias da comunidade tiveram que lidar com as aulas remotas.

Em 2024, a Kilombeco foi reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade, através da Lei Cultura Viva (13.018/2014). Além de reforço escolar, o espaço proporciona para os jovens o contato com obras literárias que celebram a cultura afro-brasileira e o protagonismo negro.

*Maria Eduarda Leite é estudante do 8º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e estagiária do Conquista Repórter.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2025 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.