Cinenômade realiza sessões de filmes em Conquista até 15 de dezembro; confira a programação
Por Karina Costa - 4 de novembro de 2025
As exibições são gratuitas e acontecem no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, às 19h. Após uma pausa, o projeto retorna para uma segunda temporada de março a junho de 2026.
Teaser/Território das Cercas
Até o dia 15 de dezembro, o projeto Cinenômade realiza cinco sessões gratuitas de filmes brasileiros, baianos e conquistenses no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista. Nesta terça-feira, 4, a partir das 19h, serão exibidas obras que destacam o diálogo entre o teatro e o cinema, com participação de Ricardo Fraga, diretor do curta-metragem Território das Cercas.
A sessão desta terça começa com o documentário As Origens do Teatro em Conquista – Parte 1, do realizador e historiador Afonso Silvestre. A partir de uma entrevista com Carlos Jehovah, o filme conta os primórdios da arte teatral na cidade. Em seguida, será exibido “Território das Cercas”, de Ricardo Fraga, que mostra dois corpos cobertos por arames farpados, um feminino e um masculino, lutando para se desvencilhar em meio às cercas impostas pela sociedade.
Na sequência, o curta Bicho, de Shirley Ferreira, mostra dois corpos femininos, de artistas mães, que performam representando o processo do parto, ora sendo a mãe, ora a criança, em diferentes ambientes que configuram tanto o desejo de liberdade e respeito aos seus corpos, quanto a brutalidade e a invasão relacionada às violências obstétricas. O filme Seleção de Elenco, de George Neri, encerra a sessão com os bastidores da escolha do elenco para a obra A Doce Flauta de Liberdade, do mesmo diretor.
As próximas sessões estão confirmadas para os dias 11 e 18 de novembro, e 2 e 15 de dezembro, às 19h, no Centro de Cultura. As exibições integram a mostra Ciclo de Memórias do Audiovisual Conquistense, coordenada por Afonso Silvestre, que assina a curadoria ao lado de George Varanese. Após uma pausa, o projeto retorna para uma segunda temporada de março a junho de 2026.
Próximas sessões
| 11 de novembro |
Seis curtas produzidos por alunos do curso de Direito da UNEX sobre cultura e memória conquistense, por meio de projeto coordenado pela professora Luana Prado. São eles Vozes da Cidade: Expressões Urbanas em Vitória da Conquista; Ritos e Raízes: Religiosidade em Vitória da Conquista; Heranças Vivas: Cultura Rural e Tradicional de Vitória da Conquista; Raízes e Identidade: Arte e Cultura Negra em Vitória da Conquista; Mãos que Tecem Histórias; Vitória da Conquista – O Encontro de Histórias.
| 18 de novembro |
VOZES DO TERREIRO, dirigido por Leandra Mendes – um filme sobre o cotidiano dos terreiros e o enfrentamento do racismo.
AS CORES DA SAGRADA FAMÍLIA, dirigido por Afonso Silvestre – um filme sobre o branqueamento da pele dos santos a partir do Renascimento.
É TERNO DE REIS!, dirigido por Dió Araújo – um filme obre a resistência dos reisados do Alto Sertão.
A TRAGÉDIA DO TAMANDUÁ, dirigido por George Neri – um filme sobre a chacina ocorrida em Belo Campo no final do século XIX.
| 2 de dezembro |
O DESPERTAR DAS CONSCIÊNCIAS OPRIMIDAS, dirigido por Géssica Emanuele – um documentário sobre a Greve do Café em 1980, promovida pelos catadores em busca de melhores condições de trabalho e salário coletivo.
SISYPHUS, dirigido por George Neri – um filme que busca uma reflexão sobre o cotidiano de três trabalhadores informais em condições limites e, a partir disso, faz uma analogia à condição de Sísifo, personagem do mito grego condenado a empurrar incessantemente uma pedra até o alto de uma montanha.
| 15 de dezembro |
A DOCE FLAUTA DE JUVENTUDE, dirigido por George Neri – uma história que se passa na década de 1970, quando a pequena cidade de Liberdade é invadida pelo cinema. Hollywood traz uma revolução de costumes. Muitas cenas de filmes eram consideradas impróprias para os jovens da cidade interiorana. Ao gerente do cinema, é designado que censure as “obscenas” cenas. Com os recortes feitos, novos filmes são montados e assim, o gerente desenvolve uma doença rara que parece abalar a cidade.
QUATRUPLUS, dirigido por Dió Araújo – um road-movie que conta a história de quatro irmãos gêmeos, separados na infância e que tomam rumos completamente distintos. Cinquenta anos depois, um deles, criado longe do trio, torna-se delegado especial da Polícia Federal e é designado para investigar um caso de evasão internacional de pedras preciosas. O que ele não sabe é que os responsáveis pelo crime são justamente seus três irmãos gêmeos.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.
