Projeto homenageia o cineasta Gildásio Leite com sessões gratuitas de filmes

Por - 1 de setembro de 2025

Nesta terça-feira, 2, às 19h, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, serão exibidas obras que destacam a trajetória do artista conquistense. Ação é realizada pelo projeto Cinenômade.

Ascom/CMVC

Nesta terça-feira, 2, começa uma série de exibições que fazem parte do projeto Ciclos de Memória do Audiovisual Conquistense, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. A partir das 19h, o público poderá assistir duas obras que homenageiam o ator, realizador audiovisual e ativista Gildásio Amorim Leite, conhecido como “O Fera” e por sua contribuição para a arte de Vitória da Conquista.

A primeira obra a ser exibida será a gravação de uma roda de conversa promovida pelo Conselho Municipal de Cultura, em outubro de 2020, sobre o edital Gildásio Leite, o primeiro e único realizado pelo município com recursos do Fundo Municipal de Cultura. Em 45 minutos, a produção mostra o bate-papo, que contou com a participação dos filhos de Gildásio, Pauline e João Gabriel.

Na sequência, será exibido o filme “Voz da Cidadania, a Crônica de uma Cidade”, dirigido por Gildásio Leite. Com 25 minutos, a obra retrata a realidade das comunidades de Simão e Campinhos, produtoras de farinha, marcadas pela precariedade do trabalho. O documentário também registra a atuação de Gaguinho, realizador audiovisual conquistense, na luta dos bairros por direitos.

Após as exibições, haverá um debate sobre as políticas culturais de Vitória da Conquista em diferentes períodos e as perspectivas atuais. A programação é completamente gratuita e seguirá até dezembro, com sessões sempre às terças-feiras, às 19h, com exceção das datas 09/09, 23/09, 21/10 e 25/11.

No dia 9 de setembro, Afonso Silvestre, um dos responsáveis pelo projeto, irá participar de uma mesa temática na Mostra Cinema Conquista, também no Centro de Cultura. Já no dia 16, será realizada uma sessão dedicada ao escultor Aurino Cajaíba, com a exibição dos curtas “Cajaíba, o Fazendeiro do Ar” (1976) e “Cajaíba, Tristeza em Cimento e Ferro” (2014).

Sobre o projeto

O Ciclos de Memória do Audiovisual Conquistense é uma realização do projeto Cinenômade, coordenado por Afonso Silvestre e George Neri. Dividida em três temporadas, a mostra apresenta uma programação que celebra mais de 30 anos da produção cinematográfica de Vitória da Conquista. 

Entre os filmes confirmados, estão documentários como “As Cores da Sagrada Família” (Afonso Silvestre, 2024), e “É Terno de Reis!” (Dió Araújo, 2020), além de ficções como “A Doce Flauta de Juventude” (George Neri, 2014) e “O Ovo” (Rayane Teles, 2021). Outros cineastas da cena local terão suas obras exibidas, a exemplo de Gaguinho, Daniel Leite Almeida, Shirley Ferreira, entre outros.

*Maria Eduarda Leite é estudante do 8º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e estagiária do Conquista Repórter.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2025 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.