Saiba o que acontece em Vitória da Conquista no mês da Consciência Negra

Por - 12 de novembro de 2025

A programação inclui ações de universidades, movimentos sociais, coletivos e lideranças comunitárias em torno de debates sobre identidade, memória, resistência e igualdade racial.

Fernando Frazão/Agência Brasil

Neste novembro, Vitória da Conquista terá um mês inteiro de mobilização, reflexão e celebração em torno da Consciência Negra, comemorada nacionalmente no dia 20. A cidade recebe uma programação diversa, que reúne ações de universidades, movimentos sociais, coletivos culturais e lideranças comunitárias em torno de debates sobre identidade, memória, resistência e igualdade racial.

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), por meio do Laboratório de Estudos Marxistas (LEMarx) e do Museu Pedagógico, realiza, até 30 de novembro, uma série de atividades gratuitas que inclui palestras, oficinas de canto, arte e estética, rodas de conversa com representantes de comunidades quilombolas e de terreiros, além de apresentações culturais. Confira aqui a programação completa.

Nesta quinta-feira, 13, a partir das 8h, o Grupo de Pesquisa Oju Obìnrín promove o 1º Novembro Negro – Alegrias Negras, no campus da Uesb, no módulo 2, com uma programação cultural e mesas de discussão sobre memórias e existências negras. Já o vereador Alexandre Xandó (PT) anunciou a realização do Campeonato Besourinho, evento infantil de capoeira que acontecerá no dia 22 de novembro.

O Movimento Negro Unificado – Núcleo de Vitória da Conquista (MNU-Conquista) também organizou uma programação para o novembro negro. Neste domingo, 16, acontece uma Batalha de Rimas, às 16h, na Praça CEU das Artes J. Murilo, no bairro Alto Maron. No dia seguinte, 17, o MNU se une ao LEMarx na mesa “Torna-se Negra”, no auditório 1 do módulo Luisão, na Uesb, às 19h.

As atividades do 20 de novembro começam às 9h, com a oficina de dança afro-brasileira e um bate-papo sobre a luta contra o racismo, promovida em parceria com a Associação de Capoeira Viva Conquista. A ação será conduzida pelas coordenadoras do MNU, Letícia Figueredo e Nana Aquino, no Cristo de Mário Cravo. A partir das 15h, acontece uma Batalha de Rimas e oficinas de grafitti e slam, na sede do projeto social Maria Nilza, localizada na Av. Caxias do Sul, 485, no bairro Patagônia.

Ainda no dia 20, às 16h, o projeto Falcão realiza a oficina de teatro do oprimido, conduzida por Kathlen Coutinho e Amon, no Miro Cairo. No dia 28, o CRAS VI, no Jardim Valéria, recebe a palestra “Organização popular na luta por igualdade e caminhos para o fortalecimento das identidades negras”, de Sâmala Santos e da presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial, Nana Aquino, às 14h.

Encerrando o ciclo de atividades, já no mês de dezembro, no dia 6, será realizado um cine-debate com o tema “O combate ao genocídio da juventude negra e o afrofuturismo”, às 16h. Na ocasião, será exibido o documentário “Racionais MC’s: das ruas de São Paulo para o Mundo”, de Juliana Vicente. A ação é organizada pelo MNU e pela Associação de Hip Hop VDC. O local será divulgado em breve.

Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público. Mais informações sobre a programação do MNU e demais atividades podem ser acompanhadas pelas redes sociais do movimento.

*Maria Eduarda Leite é estudante do 8º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e estagiária do Conquista Repórter.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2025 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.