Com eleição de Jerônimo e Lula, PT vence no 2° turno na Bahia e no Brasil
Por Victória Lôbo - 30 de outubro de 2022
Candidatos petistas venceram com votação apertada. Enquanto o ex-presidente obteve 50,8% dos votos válidos do país, Rodrigues conquistou mais de 52% do eleitorado baiano.

Conforme apontavam as pesquisas DataFolha e Ipec, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jerônimo Rodrigues (PT) venceram, respectivamente, as eleições para a Presidência do Brasil e o Governo da Bahia. Os candidatos concorreram ao 2º turno neste domingo, 30 de outubro.
Tanto no estado como no país, a votação foi próxima, com pequeno percentual de diferença entre os adversários dos dois petistas. Lula terminou a eleição com quase 51% dos votos válidos, totalizando cerca de 59 milhões de apoiadores. Já o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou com cerca de 49%, sendo o primeiro presidente a não se reeleger desde a redemocratização do Brasil, após a Ditadura Militar. O candidato do PL teve um pouco mais de 57 milhões de votos.
Na Bahia, a diferença entre os candidatos foi um pouco maior. Jerônimo (PT) teve 52,6% dos votos, o que equivale a 4,4 milhões eleitorado do estado. ACM Neto (UB), por sua vez, teve 47,4%, o correspondente a cerca de 4 milhões de votos.
Quando assumir, em 1º de janeiro de 2023, Lula (PT) iniciará o seu terceiro mandato como presidente do Brasil. Já na Bahia, o mandato de Jerônimo (PT) irá configurar o quinto mandato petista seguido no estado. Além disso, ele é o primeiro indígena eleito para governador em todo o país.
Foto de capa: PT Brasil
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.